Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16001
Author(s): Rato, Pedro Miguel Brandão
Advisor: Esperança, José Paulo Afonso
Inácio, Pedro Manuel de Sousa Leite
Date: 15-Dec-2017
Title: CarViz: "CarViz - easy share between great people": plano de negócios de uma empresa de serviços de partilha de veículos
Reference: Rato, P. M. B. (2017). CarViz: "CarViz - easy share between great people": plano de negócios de uma empresa de serviços de partilha de veículos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16001
Keywords: Economia de serviços
Gestão empresarial
Sector automóvel
Mobilidade
Sustentabilidade
Plano de marketing
Plano de negócio
Business plan
Sharing economy
Urban mobility
Carsharing
Abstract: Este plano de negócios pretende responder a um segmento em forte crescimento no estrangeiro e ainda pouco explorado em Portugal, o da partilha de bens. A economia de partilha surge com a crescente preocupação em torno do crescimento sustentável da população global e o esgotamento dos recursos e é neste contexto de economia de partilha que tem origem o conceito de "Carsharing" cujas primeiras empresas apareceram na Europa em meados do século XX. O "Carsharing" é então uma nova forma de mobilidade nos grandes centros urbanos cujas principais vantagens são o facto de permitir maior flexibilidade nas deslocações quando comparado com transportes públicos, ser mais económico do que ter um automóvel privado e ter um impacto positivo no ambiente pois não existe necessidade de tantos veículos. Assim, este projeto tem a ambição de explorar este conceito no mercado português potenciando novas formas de mobilidade que permitam maior sustentabilidade e maior rentabilidade. A CarViz irá operar via plataforma "online" e funcionará como intermediário deste serviço de partilha de veículos de forma eficiente e fácil utilização.
This Business Plan intends to respond to a segment in strong growth abroad and still slight explored in Portugal, the one of sharing goods. The sharing economy arises with the growing concern about population sustained growth and the depletion of resources being in this context of sharing economy that emerges the concept of Carsharing whose first companies appeared in the mid-twentieth century. Carsharing is therefore a new form of mobility in large urban centers whose main advantages are that it allows for greater flexibility in traveling when compared to public transport, is cheaper than having a private car and has a positive impact on the environment as it does not exist the need for so many vehicles. Thus, this project has the ambition of exploring this concept in the Portuguese market, fostering new forms of mobility that allow greater sustainability and greater profitability. CarViz will operate as a platform online and will act as an intermediary of this vehicle sharing service in an efficient and easy way.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_pedro_brandao_rato.pdf754,52 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.