Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16001
Author(s): | Rato, Pedro Miguel Brandão |
Advisor: | Esperança, José Paulo Afonso Inácio, Pedro Manuel de Sousa Leite |
Date: | 15-Dec-2017 |
Title: | CarViz: "CarViz - easy share between great people": plano de negócios de uma empresa de serviços de partilha de veículos |
Reference: | Rato, P. M. B. (2017). CarViz: "CarViz - easy share between great people": plano de negócios de uma empresa de serviços de partilha de veículos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16001 |
Keywords: | Economia de serviços Gestão empresarial Sector automóvel Mobilidade Sustentabilidade Plano de marketing Plano de negócio Business plan Sharing economy Urban mobility Carsharing |
Abstract: | Este plano de negócios pretende responder a um segmento em forte crescimento no
estrangeiro e ainda pouco explorado em Portugal, o da partilha de bens.
A economia de partilha surge com a crescente preocupação em torno do crescimento
sustentável da população global e o esgotamento dos recursos e é neste contexto de
economia de partilha que tem origem o conceito de "Carsharing" cujas primeiras empresas
apareceram na Europa em meados do século XX.
O "Carsharing" é então uma nova forma de mobilidade nos grandes centros urbanos cujas
principais vantagens são o facto de permitir maior flexibilidade nas deslocações quando
comparado com transportes públicos, ser mais económico do que ter um automóvel privado
e ter um impacto positivo no ambiente pois não existe necessidade de tantos veículos.
Assim, este projeto tem a ambição de explorar este conceito no mercado português
potenciando novas formas de mobilidade que permitam maior sustentabilidade e maior
rentabilidade. A CarViz irá operar via plataforma "online" e funcionará como intermediário
deste serviço de partilha de veículos de forma eficiente e fácil utilização. This Business Plan intends to respond to a segment in strong growth abroad and still slight explored in Portugal, the one of sharing goods. The sharing economy arises with the growing concern about population sustained growth and the depletion of resources being in this context of sharing economy that emerges the concept of Carsharing whose first companies appeared in the mid-twentieth century. Carsharing is therefore a new form of mobility in large urban centers whose main advantages are that it allows for greater flexibility in traveling when compared to public transport, is cheaper than having a private car and has a positive impact on the environment as it does not exist the need for so many vehicles. Thus, this project has the ambition of exploring this concept in the Portuguese market, fostering new forms of mobility that allow greater sustainability and greater profitability. CarViz will operate as a platform online and will act as an intermediary of this vehicle sharing service in an efficient and easy way. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_pedro_brandao_rato.pdf | 754,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.