Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15931
acessibilidade
Title: O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
Authors: Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues
Orientador: Neto, Pedro Pereira
Keywords: Sousa, Marcelo Rebelo de
Meios de comunicação de massas
Jornalismo político
Política
Populismo
Agenda setting
Audience
Communication
Discourse
Media
Mediatic representation
Mediatization
Personalization
Political pundit
Politics spectacularization
Populism
Telecracy
Television
Issue Date: 16-Nov-2017
Citation: MOURÃO, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues - O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15931>.
Abstract: A política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral.
Politics and media are intimate and even more in nowadays society. Mass media are the politics stage, where it occurs and proceeds. It is through them that citizens have access to reality representations, that they get in touch with politics in an almost exclusive way. Being present in the media means existing to citiziens and it is through them that you win voters. Then, it is interesting to analize Marcelo Rebelo de Sousa’s case as a presidential candidate in 2016’s elections; a candidate that since the beggining of the campaign was told to be the favorite and the winner, all because of the fact of being present in the everyday life of the portuguese people as a political pundit, which has given him an atypical profile in the way he was represented by the media during the electoral campaign.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15931
Thesis identifier: 201765080
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
ana_rodrigues_mourao_diss_mestrado.pdf756.35 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.