Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15844
Author(s): Batalha, Francisco Pedro Côrte-Real
Advisor: Carrazedo, Tiago
Date: 13-Nov-2017
Title: Plano de negócios: aquisição de equipamento de ressonância magnética: análise de viabilidade económico-financeira
Reference: Batalha, F. P. C.-R. (2017). Plano de negócios: aquisição de equipamento de ressonância magnética: análise de viabilidade económico-financeira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15844
Keywords: Gestão financeira
Estabelecimento hospitalar
Plano de negócio
Viabilidade económica
Portugal
Private health hospital
Client
Magnetic Resonance Imaging (MRI)
Client
Abstract: Há quase dez anos a fazer parte da vida dos portugueses, o Hospital Privado de Saúde desenvolve a sua atividade no mercado da saúde com base na excelência dos cuidados de saúde prestados e na permanente inovação e desenvolvimento tecnológico, sempre com o objetivo de ser cada vez melhor e mais competitivo. O grande desenvolvimento tecnológico que tem acompanhado o mercado das técnicas de diagnóstico e terapêutica é cada vais mais importante para as populações no sentido de dar resposta às suas necessidades clínicas e melhorar a sua qualidade de vida. Assim, este trabalho expressa bem a simbiose que pode advir deste processo de aquisição do aparelho de Ressonância Magnética e ter consequências extremamente benéficas tanto para o hospital como para os seus clientes. Com a elaboração deste projeto, é possível perceber não só, um pouco mais acerca deste tema que é a Ressonância Magnética, como entender a forma como funciona todo o processo de gestão dos cuidados de saúde e a forma como um hospital atua enquanto empresa. O Hospital Privado de Saúde iniciou a sua atividade com apenas um aparelho de Ressonância Magnética e este estudo indicar-nos-á se será ou não viável a aquisição de um terceiro o que, a realizar-se, do ponto de vista de crescimento dos cuidados de saúde é excecional pelo aumento da capacidade de resposta que daí advirá.
For almost ten years, the Private Health Hospital has been working in the health market based on the excellence of the provided healthcare and the permanent innovation and technological development, always aiming to get better and more competitive. The great technological development that has accompanied the market of diagnostic and therapeutic techniques is increasingly important for the population in order to respond to their clinical needs and improve their life quality. Thus, this work well expresses the symbiosis that can possibly come from the acquisition process of a Magnetic Resonance Imaging, and that may have extremely beneficial consequences for both the hospital and its clients. Elaborating this project, makes it possible to perceive not only a little more about this subject, that is the MRI, but also to understand the way the whole process of healthcare management works and the way a hospital acts as a company. The Private Health Hospital started its activity with only one MRI device and this study will indicate whether or not it will be feasible to acquire a third one, which if it happens, from the point of view of growth of healthcare is exceptional due to the increase in the responsive capacity result.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_francisco_batalha.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.