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http://hdl.handle.net/10071/15765
Autoria: | Pinto, Inês Ferreira Lourenço |
Orientação: | Pereira, Hélia Gonçalves |
Data: | 30-Nov-2017 |
Título próprio: | How can store atmosphere be applied in Sonasol brand? |
Referência bibliográfica: | Pinto, I. F. L. (2017). How can store atmosphere be applied in Sonasol brand? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15765 |
Palavras-chave: | Marketing Store atmosphere Fast moving consumer goods Detergents Estratégias de marketing Marca comercial Consumo Portugal |
Resumo: | The presented pedagogical case study aims to study the importance of the new store
atmosphere trend in a fast moving consumer good brand, Sonasol, in Portugal.
Nowadays, in Portugal, fast moving consumer good’s brands are experiencing a dramatic
reality regarding price competitiveness. Since May 1st 2014, when one of the major chains
of the country has advanced with a strategy of 50% price cut off, the market has been
getting more aggressive.
Is conventional marketing enough to attract new and existing consumers? Has, a brand
with 65 years, ability to grow and differentiate itself versus the competition?
A qualitative and quantitative analysis allowed to conclude that Sonasol has not the
capacity to install a price war and that this strategy must be rethought. In a market where
is possible to find some studies about marketing experiential and its main advantages,
comes the opportunity to do different - and better!
Having as main objective the retention of the oldest consumers of the brand and also the
recruitment of a younger generation more uncomplicated and more active in society,
different proposals were developed in the area of marketing focused on the brand's ability
to promote a distinctive experience.
The area of experimental marketing and store atmosphere is an area with a scarce
scientific investigation, but already showing many advantages and successes when
implemented. In this sense, this study serves to demonstrate how a traditional and aging
brand can be reborn in the market and bring a new era to the fast moving consumer goods
market. O presente caso pedagógico tem como objetivo estudar a importância da nova tendência de atmosfera de lojas numa marca de grande consumo, Sonasol, em Portugal. Atualmente as grandes marcas de grande consumo estão a viver uma realidade dramática no que diz respeito à competitividade de preço. Desde o dia 1 de Maio de 2014, onde uma das principais cadeias do país avançou com uma estratégia de 50%, que o mercado tem vindo a ficar cada vez mais agressivo. Será o marketing convencional suficiente para reter e atrair consumidores? Tem, uma marca com 65 anos, capacidade para se diferenciar versus a concorrência? Uma análise qualitativa e quantitativa permitiu concluir que a marca Sonasol não tem capacidade para instalar uma guerra de preços e que esta estratégia deve ser repensada. Num mercado onde já se encontram estudos sobre o marketing experiencial, e as suas principais vantagens, surge a oportunidade de fazer diferente – e melhor! Tendo como objetivo a retenção dos consumidores mais antigos da marca e, também, o recrutamento de uma geração mais jovens e ativa na sociedade, foram desenvolvidas diferentes recomendações na área do marketing focadas na capacidade da marca em promover uma experiência distintiva. A área do marketing experimental, e das atmosferas de loja, é uma área com pouca investigação cientifica, mas que já demostra bastantes vantagens quando implementada. Neste sentido, serve este estudo para demostrar como uma marca tradicional e com tendência envelhecida, poderá renascer no mercado e trazer uma nova era para o mercado de "fast moving consumer goods". |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ines_lourenco_pinto.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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