Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15765
Autoria: Pinto, Inês Ferreira Lourenço
Orientação: Pereira, Hélia Gonçalves
Data: 30-Nov-2017
Título próprio: How can store atmosphere be applied in Sonasol brand?
Referência bibliográfica: Pinto, I. F. L. (2017). How can store atmosphere be applied in Sonasol brand? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15765
Palavras-chave: Marketing
Store atmosphere
Fast moving consumer goods
Detergents
Estratégias de marketing
Marca comercial
Consumo
Portugal
Resumo: The presented pedagogical case study aims to study the importance of the new store atmosphere trend in a fast moving consumer good brand, Sonasol, in Portugal. Nowadays, in Portugal, fast moving consumer good’s brands are experiencing a dramatic reality regarding price competitiveness. Since May 1st 2014, when one of the major chains of the country has advanced with a strategy of 50% price cut off, the market has been getting more aggressive. Is conventional marketing enough to attract new and existing consumers? Has, a brand with 65 years, ability to grow and differentiate itself versus the competition? A qualitative and quantitative analysis allowed to conclude that Sonasol has not the capacity to install a price war and that this strategy must be rethought. In a market where is possible to find some studies about marketing experiential and its main advantages, comes the opportunity to do different - and better! Having as main objective the retention of the oldest consumers of the brand and also the recruitment of a younger generation more uncomplicated and more active in society, different proposals were developed in the area of marketing focused on the brand's ability to promote a distinctive experience. The area of experimental marketing and store atmosphere is an area with a scarce scientific investigation, but already showing many advantages and successes when implemented. In this sense, this study serves to demonstrate how a traditional and aging brand can be reborn in the market and bring a new era to the fast moving consumer goods market.
O presente caso pedagógico tem como objetivo estudar a importância da nova tendência de atmosfera de lojas numa marca de grande consumo, Sonasol, em Portugal. Atualmente as grandes marcas de grande consumo estão a viver uma realidade dramática no que diz respeito à competitividade de preço. Desde o dia 1 de Maio de 2014, onde uma das principais cadeias do país avançou com uma estratégia de 50%, que o mercado tem vindo a ficar cada vez mais agressivo. Será o marketing convencional suficiente para reter e atrair consumidores? Tem, uma marca com 65 anos, capacidade para se diferenciar versus a concorrência? Uma análise qualitativa e quantitativa permitiu concluir que a marca Sonasol não tem capacidade para instalar uma guerra de preços e que esta estratégia deve ser repensada. Num mercado onde já se encontram estudos sobre o marketing experiencial, e as suas principais vantagens, surge a oportunidade de fazer diferente – e melhor! Tendo como objetivo a retenção dos consumidores mais antigos da marca e, também, o recrutamento de uma geração mais jovens e ativa na sociedade, foram desenvolvidas diferentes recomendações na área do marketing focadas na capacidade da marca em promover uma experiência distintiva. A área do marketing experimental, e das atmosferas de loja, é uma área com pouca investigação cientifica, mas que já demostra bastantes vantagens quando implementada. Neste sentido, serve este estudo para demostrar como uma marca tradicional e com tendência envelhecida, poderá renascer no mercado e trazer uma nova era para o mercado de "fast moving consumer goods".
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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