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http://hdl.handle.net/10071/15764
Author(s): | Parreira, João Bernardo Meleiro |
Advisor: | Dias, Eurico Brilhante |
Date: | 15-Dec-2017 |
Title: | Stock disruption in store: Decathlon case |
Reference: | Parreira, J. B. M. (2017). Stock disruption in store: Decathlon case [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15763 |
Keywords: | Stock Customer interaction Strategic Impacts Prevention Estratégia empresarial Impacto económico Cadeia de abastecimento Gestão de stocks Satisfação do cliente Portugal |
Abstract: | In an increasingly competitive industry, product availability on the shelf emerges as a key
requirement for increasing the market share and profitability of the retailer. The stock
disruption at the point of sale thus represent a critical problem, capable of causing direct
and indirect losses, both to the retailer and to the supplier. Its importance lies in its ability
to affect the level of customer service, leading to high levels of dissatisfaction that could
lead to loss of loyalty and the possibility of generating inefficiencies in the supply chain.
The central purpose of the present thesis is aimed to provide an enhanced understanding
on the stock disruption causes and strategies. The successfulness of the study is ensured
by an extensive literature review, from where three main questions arises, giving support
to the main goal of the thesis. There are two principal areas causes, prevention and
strategies. Collected theory will the frame of reference to the present project, focused on
Decathlon overview on the matter.
Statements collected go in concordance with the explored theory, despite the lack of
research in the field. Furthermore, it intends to explore impacts on customers and in the
firm. Verificando-se uma indústria retalhista cada vez mais competitiva, torna-se fulcral a disponibilidade do produto na prateleira, a fim de garantir o crescente aumento da quota de mercado e ganhos para o retalhista. Desta forma, as ruturas de stock representam um entrave e serio obstáculo à rentabilidade, tanto para o retalhista como para o fornecedor. Assim, por se tornar capaz de provocar perdas diretas ou indiretas, torna-se de grande importância a sua melhor gestão. A sua importância deve-se ao facto de que poderá ter impactos no serviço ao cliente, o que fará com que o nível de satisfação do cliente diminua, traduzindo-se assim, não só na possibilidade de originar problemas na cadeia de abastecimento, como também na lealdade do cliente. O tema central da tese foca-se na possibilidade de gerar um melhor entendimento nas causas e estratégias a implementar no âmbito das ruturas de stock. O sucesso do estudo, deve-se a uma extensa revisão da literatura, surgindo três questões fulcrais que estão na base do estudo. As áreas principais centram-se nas causas, prevenção e estratégias, sendo que a "Decathlon" será o caso alvo de estudo. A teoria recolhida vai em concordância com a literatura, todavia há uma grande lacuna nesta matéria. Ainda, a tese pretende explorar os impactos nos consumidores e na empresa. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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