Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15622
Author(s): Santos, Tiago Alexandre Lourenço da Silva
Advisor: Mendonça, Sandro
Date: 15-Dec-2017
Title: Marcas enquanto indicadores de dinâmica competitiva: uma aplicação ao futebol português
Reference: Santos, T. A. L. da S. (2017). Marcas enquanto indicadores de dinâmica competitiva: uma aplicação ao futebol português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15622
Keywords: Economia financeira
Valor da marca
Indicadores de desempenho
Competitividade
Inovação
Indústria
Futebol
Portugal
Competitiveness
Football
Brand
Industry
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de explorar a evolução dos clubes de futebol nacionais do primeiro escalão enquanto instituições inseridas numa realidade económica. Tratando-se de um sector em crescimento no que diz respeito à necessidade de investimento por parte das instituições é espectável que estas tendam a investir em outros sectores que não o desportivo de modo a gerar mais receitas. Foram estudadas as alterações nos clubes de futebol na perspetiva dos pedidos de marcas ao longo dos anos. A utilização das marcas neste estudo assenta na utilização deste indicador de inovação numa perspetiva competitiva, uma vez que o consideramos habilitado para mensurar e mapear processos de diferenciação. Foi assumido que através da criação de uma base de dados com informação de todas as marcas pedidas por clubes de futebol nacionais da Liga NOS na temporada 2016/2017 e análise da mesma, seria possível verificar a existência de dinâmicas competitivas entre os clubes, bem como recolher indícios de diferenciação, seja esta vertical e/ou horizontal. Através da análise da base de dados foi possível evidenciar que o sector do futebol português está em expansão no que se refere ao número de pedidos de marcas. Outro facto que a análise da base de dados permitiu observar foi que estamos perante uma troca de preferências, enquanto no início do período em análise os pedidos de marcas dizem respeito a produtos, ao longo do tempo evidencia-se a troca dessa preferência pelo sector dos serviços. A base de dados permitiu ainda estudar e mapear o fenómeno de internacionalização dos clubes portugueses. Após as análises focadas nos pedidos de marcas, a dissertação focou-se nos três maiores clubes nacionais que também são os que maior número de marcas pedidas têm, entenda-se por FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, analisando além dos pedidos de marcas a correlação entre estes e alguns indicadores financeiros.
This dissertation aims to explore the evolution of national first league football clubs as institutions inserted in an economic reality. Considering this is a growing sector with regards to investment from institutions, it is likely that there is a tendency to invest in sectors other than sports in order to generate more revenue. Changes in football clubs have been studied in the perspective of requests from brands over the years. The use of the brands in this study is based on the use of this innovation indicator in a competitive perspective, since we consider it qualified to measure and map differentiation processes. It was assumed that through the creation of a database with information on all the brands requests by National football clubs from Liga NOS in the 2016/2017 season and analysis of it, it would be possible to verify the existence of competitive dynamics among the clubs, as well as evidence of differentiation, either vertical and/or horizontal. Through the analysis of the database it was possible to show that the Portuguese soccer sector is expanding with regard to the number of brand requests. Also from the analysis of the data base, was observed an exchange of preferences, whereas at the beginning of the period under analysis the requests from brands relate to products, over time there is evidence of the exchange of this preference by the services sector. Through the analysis of the database it is also intended to study and map the phenomenon of internationalization of Portuguese clubs. After the analysis focused on brand requests, the dissertation focused on the three largest national clubs, namely FC Porto, SL Benfica and Sporting CP, analyzing in addition to the requests from brands, the correlation between them and also, some financial indicators.
Degree: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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