Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15608
Autoria: | Amaral, Sara Alexandra Martins |
Orientação: | Vieira, Jorge Manuel Pinto |
Data: | 22-Nov-2017 |
Título próprio: | Género e artes performativas: o caso da Rabbit Hole |
Referência bibliográfica: | Amaral, S. A. M. (2017). Género e artes performativas: o caso da Rabbit Hole [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15608 |
Palavras-chave: | Arte Performance Identidade de género Feminismo Programa cultural Performing arts Performance Gender Feminism Audience |
Resumo: | As artes performativas, e a performance em particular, têm vindo a ser utilizadas ao longo dos
anos por artistas como meio para abordar problemáticas relacionadas com o género. As suas
caraterísticas específicas, em especial a presença simultânea de um performer e de um público,
poderão conferir-lhe a capacidade de se constituírem enquanto meios mais eficazes em termos
políticos/ativistas do que outras tipologias de artes. Esta visão, por outro lado, é também
contestada por alguns académicos, que mencionam a não obrigatoriedade de uma continuidade
sensível entre a criação e a perceção do espectador.
Desta forma, o principal objetivo da presente dissertação passa pela análise do potencial
poder das artes performativas para a reflexão sobre questões de género junto do espectador.
De forma a ir de encontro a estes objetivos, optou-se por um estudo de caso, de pendor
qualitativo focado na associação cultural/coletivo artístico Rabbit Hole. Como tal, realizaramse entrevistas semi-estruturadas aos principais intervenientes do grupo, articulando-as com a
análise documental de elementos textuais por este redigidos.
Como principais resultados constatou-se que a abordagem das questões de género no
contexto das artes performativas pode passar por um questionamento espontâneo daqueles que
são os preceitos normalizados no entendimento das identidades de género, numa visão que se
aproxima do pós-feminismo. Performing arts, and performance in particular, have been used by artists over the years as means to approach gender related issues. Their specific characteristics, especially the simultaneous presence of a performer and an audience, may allow them to be considered as more effective means in political or activist terms than other art forms. This vision is, however, contested by some academics who mention that the sensible continuity between the creation and the perception of the audience is not mandatory. Therefore, the main objective of this dissertation is to reflect upon the way in which performing arts may be means to approach issues related to gender, as well as to discuss the efficiency of that approach. In order to achieve these objectives, the case study of the cultural association/artistic collective Rabbit Hole will take place, as well as the analysis of the data collected trough interviews with members of the artistic collective and texts written by them. |
Designação do grau: | Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_sara_martins_amaral.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.