Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15608
Autoria: Amaral, Sara Alexandra Martins
Orientação: Vieira, Jorge Manuel Pinto
Data: 22-Nov-2017
Título próprio: Género e artes performativas: o caso da Rabbit Hole
Referência bibliográfica: Amaral, S. A. M. (2017). Género e artes performativas: o caso da Rabbit Hole [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15608
Palavras-chave: Arte
Performance
Identidade de género
Feminismo
Programa cultural
Performing arts
Performance
Gender
Feminism
Audience
Resumo: As artes performativas, e a performance em particular, têm vindo a ser utilizadas ao longo dos anos por artistas como meio para abordar problemáticas relacionadas com o género. As suas caraterísticas específicas, em especial a presença simultânea de um performer e de um público, poderão conferir-lhe a capacidade de se constituírem enquanto meios mais eficazes em termos políticos/ativistas do que outras tipologias de artes. Esta visão, por outro lado, é também contestada por alguns académicos, que mencionam a não obrigatoriedade de uma continuidade sensível entre a criação e a perceção do espectador. Desta forma, o principal objetivo da presente dissertação passa pela análise do potencial poder das artes performativas para a reflexão sobre questões de género junto do espectador. De forma a ir de encontro a estes objetivos, optou-se por um estudo de caso, de pendor qualitativo focado na associação cultural/coletivo artístico Rabbit Hole. Como tal, realizaramse entrevistas semi-estruturadas aos principais intervenientes do grupo, articulando-as com a análise documental de elementos textuais por este redigidos. Como principais resultados constatou-se que a abordagem das questões de género no contexto das artes performativas pode passar por um questionamento espontâneo daqueles que são os preceitos normalizados no entendimento das identidades de género, numa visão que se aproxima do pós-feminismo.
Performing arts, and performance in particular, have been used by artists over the years as means to approach gender related issues. Their specific characteristics, especially the simultaneous presence of a performer and an audience, may allow them to be considered as more effective means in political or activist terms than other art forms. This vision is, however, contested by some academics who mention that the sensible continuity between the creation and the perception of the audience is not mandatory. Therefore, the main objective of this dissertation is to reflect upon the way in which performing arts may be means to approach issues related to gender, as well as to discuss the efficiency of that approach. In order to achieve these objectives, the case study of the cultural association/artistic collective Rabbit Hole will take place, as well as the analysis of the data collected trough interviews with members of the artistic collective and texts written by them.
Designação do grau: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_martins_amaral.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.