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http://hdl.handle.net/10071/15603
Autoria: | Sousa, Ana Rita Bernardo |
Orientação: | Oliveira, Abílio |
Data: | 12-Dez-2017 |
Título próprio: | Information system to manage the evaluation of employees' performance in a preschool: a prototype in development |
Referência bibliográfica: | Sousa, A. R. B. (2017). Information system to manage the evaluation of employees' performance in a preschool: a prototype in development [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15603 |
Palavras-chave: | Information system Education Children Nursery Kindergarten Preschool Performance evaluation Sistemas de informação Desenvolvimento de software Avaliação do desempenho Avaliação dos professores Educação pré-escolar |
Resumo: | In education, teachers are one of the most important components in achieving success. More
than that, teachers are first of all people and, like any person, they have their own strengths and
weaknesses. A performance evaluation process is intended to capture their flaws, and use that
information to consistently improve the quality of the service provided by these professionals.
In an attempt to achieve a positive progress, we worked with a Portuguese preschool to
implement a performance evaluation process to all its employees. The end goal of this
dissertation is to support the implementation of this process with the proposal and development
of an Information System (IS) model that can assist the preschool’s management in
understanding what is going well and what needs to be adjusted, in order to provide a better
service to the children. In order to achieve this goal, the system was modelled and developed
into a prototype that was then tested by the end-users using real data. These tests allowed for
adjustments and improvements of the IS, especially since the universe of users are not
accustomed to working with computers. For this reason, another important goal of the
dissertation is to develop a system with the most simple and organized interface possible so
that all end-users can easily take advantage of it. Na educação, os professores são um dos componentes mais importantes para o sucesso. Mais do que isso, os professores são antes de mais pessoas, e como quaisquer pessoas, têm os seus pontos fortes e pontos fracos. Um processo de avaliação de desempenho pretende capturar as falhas e usar essa informação para melhorar, consistentemente, a qualidade do serviço prestado pelos profissionais. Numa tentativa de alcançar um progresso positivo, trabalhámos com um jardim-de-infância português para informatizar um processo de avaliação de desempenho para todos os seus profissionais. O grande objectivo desta dissertação é assim suportar a implementação deste processo, com a proposta e desenvolvimento de um modelo de Sistema de Informação (SI) que possa auxiliar os órgãos de gestão do jardim-de-infância a compreender o que se passa, e o que precisa de ser ajustado, de modo a fornecer um melhor serviço às crianças. Para atingir este objectivo, foi feita a modelação do sistema e desenvolvido um protótipo do SI, posteriormente testado com os utilizadores finais, utilizando dados reais. Estes testes permitiram o ajuste e melhoramento do SI, especialmente devido ao facto de o universo de utilizadores deste SI não estar acostumado a utilizar computadores. Por esta mesma razão, outro objectivo fulcral para esta dissertação é o desenvolvimento de um sistema com uma interface o mais simples e organizada possível, de modo a que todos os utilizadores finais o possam utilizar sem dificuldade. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ana_bernardo_sousa.pdf | 8,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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