Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15598
Author(s): Morbey, Daniela Cabral
Advisor: Calheiros, Maria Manuela
Magalhães, Eunice Vieira
Date: 12-Dec-2017
Title: Empoderamento, auto-determinação e rendimento académico: o papel moderador de variáveis individuais e da sinalização no sistema de promoção e proteção
Reference: Morbey, D. C. (2017). Empoderamento, auto-determinação e rendimento académico: o papel moderador de variáveis individuais e da sinalização no sistema de promoção e proteção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15598
Keywords: Psicologia comunitária
Processos cognitivos
Avaliação do rendimento escolar
Criança maltratada
Jovem
Empowerment
Self-determination
Academic performance
Maltreated children
Abstract: No presente trabalho procurou-se perceber o papel dos processos de empoderamento e autodeterminação no rendimento académico das crianças e jovens, assim como de que forma esta relação pode ser afetada pela sinalização no sistema de promoção e proteção e pelas caraterísticas individuais das crianças e jovens. Participaram neste estudo 114 crianças/jovens (51% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (M=13.63, DP= 1.598), encontrando-se quarenta e quatro destas crianças/jovens sinalizadas no sistema de promoção e proteção. Os instrumentos administrados foram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Envolvimento e Controlo Percebido em Contexto Escolar e, a Escala de Sentido de Poder. Os resultados revelaram que os rapazes apresentam níveis superiores de auto-eficácia comparativamente com as raparigas e, que as crianças/jovens sinalizadas apresentaram um rendimento académico mais fraco quando comparadas com as não sinalizadas. Foi igualmente observado que quanto maior o sentido de poder, maiores os níveis de resiliência em contexto escolar e de auto-eficácia e, que quanto mais velhas estas crianças/jovens, maiores os níveis de descontentamento e de desmotivação escolar e, consequentemente pior rendimento académico. Concluindo, a sinalização mostrou-se como um fator de risco adicional nos processos de dessempoderamento e, crenças de auto-eficácia, de envolvimento na escola e de sentido de poder mais elevadas apresentam estar relacionadas com rendimento académico positivo em ambas as disciplinas.
In the present study we sought to understand the role of empowerment and self-determination processes in academic performance of children and youth, as well as how this relationship can be affected by the reference to the child protection system and the individual characteristics of children and youth. A sample of 114 children/youths (51% women), with ages between 10 and 18 years (M=13.63, DP=1.598), being forty-four of these children/youth accompanied by the child protection system. The instruments included a socio-demographic questionnaire, the perceived involvement and control in the school context questionnaire and, the sense of power scale. The results suggest that boys show higher levels of self-efficacy than girls, and also that children/youths that have been reported in the child protection system are more poorly at school when compared with children/youths out of the child protection system. Likewise, the greater their sense of power, the higher their level of resilience and self-efficacy at school and also the older these children/youths, the higher their level of disaffection and a lack of motivation at school, as a consequence, the poorer their academic performance. In conclusion, reporting children/youth has been shown to be an additional risk in the process of disempowerment, and higher beliefs in self-efficacy, involvement in school and sense of power have a positive impact in academic performance in both educational subjects.
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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