Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15559
acessibilidade
Title: A articulação entre os professores titulares do 1º Ciclo do Ensino Básico e os professores das atividades de enriquecimento curricular: estudo de caso no agrupamento de escolas S. João da Talha
Authors: Prelhaz, Ana Rita da Costa
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Educação
Ensino básico
Professor
Gestão escolar
Interdisciplinaridade
Portugal
Elementary school
Coordinators
Teachers
Extracurricular activities
Curricular articulation
Issue Date: 7-Dec-2017
Citation: Prelhaz, A. R. da C. (2017). A articulação entre os professores titulares do 1º Ciclo do Ensino Básico e os professores das atividades de enriquecimento curricular: estudo de caso no agrupamento de escolas S. João da Talha [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15559
Abstract: A Escola a Tempo Inteiro é nos dias de hoje, cada vez mais, uma realidade na vida escolar dos alunos do 1º Ciclo, do Ensino Básico. Associadas a este projeto, surgiram as Atividades de Enriquecimento Curricular, que englobam diversos professores, de diversas áreas. Com este crescimento de áreas disciplinares é esperado que se desenvolva entre docentes titulares e de AEC uma interdisciplinaridade, partilha e articulação curricular, contribuindo para o aumento de múltiplas competências e das capacidades cognitivas e motoras dos alunos. Por conseguinte, o principal objetivo deste estudo é identificar o tipo e formas de relação, comunicação e articulação, estabelecidas entre ambos. Desta forma, foi realizado um estudo de caso no Agrupamento de S. João da Talha, onde foi usada uma metodologia de investigação qualitativa com base em entrevistas semiestruturadas a coordenadores de escola e coordenadores de AEC, professores titulares e professores de AEC e análise documental. Com base numa análise dimensional, pode-se concluir que a administração escolar fomenta a interação e o trabalho entre docentes e entre estes e os professores das AEC e os próprios procuram cada vez mais realizar um trabalho conjunto com as AEC, não só nas festividades anuais, mas ao longo do ano.
Full-time attendance at an Elementary School has been an upcoming reality for our students having emerged Extracurricular Activities, which include a wide variety of teachers of different subjects. With the growing number of subjects in Elementary School it is expected that Extracurricular teachers and Elementary School teachers develop a sense of curriculum articulation, thus increasing students´ cognitive and motor skills. The main objective of this study is to identify the types and forms of relationship, communication and articulation established between both – Extracurricular and Elementary School teachers. Therefore, a case study was carried out in the schools of São João da Talha, where a qualitative research methodology was used based on semi-structured interviews with school Principals and General Coordinators of Extracurricular Activities, Elementary School teachers, Extracurricular Teachers as well as document analysis. Based on a dimensional analysis, it can be concluded that school administration promotes interaction and curriculum articulation between Elementary School teachers and Extracurricular teachers. Furthermore, Elementary School teachers are constantly seeking to articulate with Extracurricular teachers not only for annual festivities but also throughout the year.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15559
Thesis identifier: 201778041
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ana_costa_prelhaz.pdf426.55 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.