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dc.contributor.advisorAguiar, Cecília do Rosário da Mota-
dc.contributor.authorRaimundo, André Miguel Marques-
dc.date.accessioned2018-04-11T12:54:13Z-
dc.date.available2018-04-11T12:54:13Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationRaimundo, A. M. M. (2017). A relação educadora-criança e as amizades das crianças: o risco como variável moderadora [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15549pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15549-
dc.description.abstractNo presente estudo, pretendeu-se avaliar de que forma é que a relação educadoracriança, avaliada através de subescalas de proximidade e conflito, está associada à qualidade e quantidade de amizades recíprocas formadas pelas crianças, e em que medida é que a acumulação de fatores de risco modera essa relação. Fizeram parte do estudo 340 crianças (175 do sexo masculino e 165 do sexo feminino), de 58 salas de educação pré-escolar, da rede pública e da rede privada, 58 educadoras de infância e os prestadores de cuidados das crianças, ao longo dos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017. Foram aplicados instrumentos aos múltiplos informadores do estudo, incluindo questionários para as Educadoras da infância, de modo a avaliar a qualidade das amizades em contexto educativo e a sua perceção da relação educadora-criança; questionários dirigidos aos prestadores de cuidados das crianças, para avaliar os fatores de risco de cada família e entrevistas sociométricas junto das crianças, de forma a obter avaliações e nomeações sociométricas, e assim, avaliar o número de amizades recíprocas. Os resultados demonstram que o sexo da criança e o conflito educadoracriança têm um efeito negativo no número de amizades recíprocas das crianças. De futuro, seria importante considerar variáveis socioeconómicas como fatores de risco e recorrer a outros informantes para obter informação adicional acerca das amizades das crianças.por
dc.description.abstractThe goal of this study was to investigate the association between teacher-child relationships, assessed through proximity and conflict subscales, and the quality and quantity of children’s reciprocal friendships, while investigating the moderating role of the accumulation of risk factors. The present study included 340 children (175 boys and 165 girls), of 58 preschool classrooms, from public and private centers, 58 preschool teachers and the caregivers of the children, during the school years of 2015/2016 and 2016/2017. We applied instruments to multiple informants, including questionnaires for preschool teachers, to evaluate the quality of the children’s friendships and teacher’s perceptions of the teacher-child relationship; questionnaires to the caregivers of children to assess the number of risk factors of each family; and sociometric interviews with the children, to obtain sociometric ratings and nominations, and thus, compute the number of reciprocal friends. The results show that the gender of the children and teacher-child conflict were negatively associated with the number of the reciprocal friends. In the future, it would be important to consider socioeconomic variables as risk factors and use other type of informants to get additional information about children’s friendships.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectRelação adulto-criançapor
dc.subjectRelação professor-alunopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectAmizadepor
dc.subjectConflito intragrupalpor
dc.subjectFriendshippor
dc.subjectConflictpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectPreschoolpor
dc.subjectPreschool teacherspor
dc.titleA relação educadora-criança e as amizades das crianças: o risco como variável moderadorapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201782057por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menorespor
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