Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/15485
Author(s): | Santos, Andreia Filipa Cruz dos |
Advisor: | Costa, Carla Filipa Gomes da |
Date: | 2017 |
Title: | O papel da orientação para a aprendizagem e da liderança transformacional no envolvimento no processo criativo |
Reference: | Santos, A. F. C. dos (2017). O papel da orientação para a aprendizagem e da liderança transformacional no envolvimento no processo criativo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15485 |
Keywords: | Gestão de recursos humanos Criatividade Liderança Aprendizagem Auto-eficácia Portugal Envolvimento no processo criativo Liderança transformacional Orientação para a aprendizagem Creativity Creative process engagement Transformational leadership Learning goal orientation |
Abstract: | A criatividade desempenha um papel importante nas organizações, e os líderes
procuram formas de facilitá-la e encorajá-la junto dos seus colaboradores. A literatura temse debruçado, maioritariamente, na criatividade enquanto resultado, descurando o processo
criativo e o envolvimento no mesmo. Contudo, revela-se importante compreender o
envolvimento no processo criativo (EPC) dos colaboradores, para se promover a
criatividade e assim garantir a subsistência das organizações. Perante a importância que o
EPC representa nas organizações, esta dissertação pretende mostrar a influência de alguns
fatores individuais (orientação para a aprendizagem, autoeficácia criativa e identificação
relacional) e contextuais (liderança transformacional e clima de segurança psicológica) no
mesmo. O modelo de investigação foi testado a partir de uma amostra de 316 colaboradores
entre os 19 e os 64 anos, de diversos setores de atividade, em Portugal.
Os resultados obtidos confirmam a maioria das hipóteses do estudo, refutando
apenas uma. Confirmou-se a existência de uma relação significativa entre a liderança
transformacional e o EPC, e entre a orientação para a aprendizagem (OA) e o EPC. Além
disso, conclui-se que a autoeficácia criativa e o clima de segurança psicológica medeiam a
relação entre liderança transformacional-EPC, e a relação entre OA-EPC é mediada pela
autoeficácia criativa. Por outro lado, não se confirmou que a identificação relacional seja
mediadora da relação entre liderança transformacional-EPC Creativity plays an important role in organizations, and leaders want to know how to facilitate and encourage it in their employees. The literature has mostly focused on creativity as a result, neglecting the creative process engagement. However it is important to understand the creative process engagement (EPC) of the collaborators, to promote creativity and thus ensure the subsistence of organizations. Given the importance of the EPC in organizations, this dissertation intends to show the influence of some individual factors (learning goal orientation, creative self-efficacy and relational identification) and contextual factors (transformational leadership and psychological safety climate) in the EPC. The research model was tested on a sample of 316 workers with ages between 19 and 64 from different activity sectors in Portugal. The results confirm most of the hypotheses of the study, refuting only one. It was confirmed that there is a significant relationship between transformational leadership and EPC, and between learning goal orientation (OA) and EPC. Moreover, it is concluded that creative self-efficacy and psychological safety climate mediate transformational leadership-EPC relationship, and the OA-EPC relationship is mediated by creative selfefficacy. On the other hand, it was not confirmed that relational identification mediates the transformational leadership-EPC relationship. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_andreia_cruz_santos.pdf | 748,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.