Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15485
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Carla Filipa Gomes da-
dc.contributor.authorSantos, Andreia Filipa Cruz dos-
dc.date.accessioned2018-04-02T17:20:35Z-
dc.date.available2018-04-02T17:20:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationSantos, A. F. C. dos (2017). O papel da orientação para a aprendizagem e da liderança transformacional no envolvimento no processo criativo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15485pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15485-
dc.description.abstractA criatividade desempenha um papel importante nas organizações, e os líderes procuram formas de facilitá-la e encorajá-la junto dos seus colaboradores. A literatura temse debruçado, maioritariamente, na criatividade enquanto resultado, descurando o processo criativo e o envolvimento no mesmo. Contudo, revela-se importante compreender o envolvimento no processo criativo (EPC) dos colaboradores, para se promover a criatividade e assim garantir a subsistência das organizações. Perante a importância que o EPC representa nas organizações, esta dissertação pretende mostrar a influência de alguns fatores individuais (orientação para a aprendizagem, autoeficácia criativa e identificação relacional) e contextuais (liderança transformacional e clima de segurança psicológica) no mesmo. O modelo de investigação foi testado a partir de uma amostra de 316 colaboradores entre os 19 e os 64 anos, de diversos setores de atividade, em Portugal. Os resultados obtidos confirmam a maioria das hipóteses do estudo, refutando apenas uma. Confirmou-se a existência de uma relação significativa entre a liderança transformacional e o EPC, e entre a orientação para a aprendizagem (OA) e o EPC. Além disso, conclui-se que a autoeficácia criativa e o clima de segurança psicológica medeiam a relação entre liderança transformacional-EPC, e a relação entre OA-EPC é mediada pela autoeficácia criativa. Por outro lado, não se confirmou que a identificação relacional seja mediadora da relação entre liderança transformacional-EPCpor
dc.description.abstractCreativity plays an important role in organizations, and leaders want to know how to facilitate and encourage it in their employees. The literature has mostly focused on creativity as a result, neglecting the creative process engagement. However it is important to understand the creative process engagement (EPC) of the collaborators, to promote creativity and thus ensure the subsistence of organizations. Given the importance of the EPC in organizations, this dissertation intends to show the influence of some individual factors (learning goal orientation, creative self-efficacy and relational identification) and contextual factors (transformational leadership and psychological safety climate) in the EPC. The research model was tested on a sample of 316 workers with ages between 19 and 64 from different activity sectors in Portugal. The results confirm most of the hypotheses of the study, refuting only one. It was confirmed that there is a significant relationship between transformational leadership and EPC, and between learning goal orientation (OA) and EPC. Moreover, it is concluded that creative self-efficacy and psychological safety climate mediate transformational leadership-EPC relationship, and the OA-EPC relationship is mediated by creative selfefficacy. On the other hand, it was not confirmed that relational identification mediates the transformational leadership-EPC relationship.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEnvolvimento no processo criativopor
dc.subjectLiderança transformacionalpor
dc.subjectOrientação para a aprendizagempor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectCreative process engagementpor
dc.subjectTransformational leadershippor
dc.subjectLearning goal orientationpor
dc.titleO papel da orientação para a aprendizagem e da liderança transformacional no envolvimento no processo criativopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201769050por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelM54-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andreia_cruz_santos.pdf748,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.