Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1543
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLorga, Catarina-
dc.contributor.authorRosa, Rodrigo-
dc.date.accessioned2009-11-02T12:16:06Z-
dc.date.available2009-11-02T12:16:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1543-
dc.description.abstractEste artigo procura revelar alguns traços marcantes da feminilidade proposta pelo canal SIC Mulher, que na sua “identidade editorial” reclama estrategicamente a diferenciação do público feminino. A análise aqui apresentada parte da hipótese de que os media têm enquadrado as transformações no plano das relações de género nas representações que caracterizam o esquema de conhecimento partilhado de diferenciação entre os sexos. Os resultados demonstram que os traços de feminilidade promovidos no canal derivam, por um lado, de uma combinação entre elementos associados ao estereótipo feminino de fusão da mulher com a família e, por outro, de uma reflexividade por via do confronto com as diversas dimensões e dilemas da realidade do género, desde o conflito de papéis contraditórios às mudanças no plano das relações entre os homens e as mulheres. Na identificação da feminilidade proposta afigurou-se fundamental analisar ora os discursos dos agentes produtores, ora os universos tematizados/discursivos privilegiados no canal.pt-PT
dc.description.abstractThis paper aims to show certain distinctive features of the femininity proposed by the channel SIC Mulher, which appeals strategically to the differentiation of the female public to define its “editorial identity”. Our research was based on the hypothesis that the media have framed the changes in gender relations in the representations that characterise the shared knowledge-scheme of differentiation between the sexes. Findings reveal that the features of femininity promoted on the channel are a combination of feminine stereotype elements such as women’s fusion with family, and reflexivity, mainly by addressing different gender dimensions and dilemmas as the contradictory roles conflict or the transformations in gender relations. An analysis of both producers’ discourses and discursive/thematic universes emphasized in the channel was carried out in order to identify the femininity proposed.pt-PT
dc.format.extent348331 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES, ISCTE-IULpt-PT
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpt-PT
dc.relation.ispartofseriesNº 79/2009pt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectMediapt-PT
dc.subjectGéneropt-PT
dc.subjectFeminilidadept-PT
dc.subjectRepresentaçõespt-PT
dc.subjectGenderpt-PT
dc.subjectFemininitypt-PT
dc.subjectRepresentationspt-PT
dc.titleSIC Mulher: televisão feminina para partilharpt-PT
dc.typeworkingPaperpt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP79 Lorga e Rosa.pdf340,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.