Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15360
Author(s): Gonçalves, André Filipe Esteves
Advisor: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Date: 7-Nov-2017
Title: A identidade social nas redes sociais "online": a construção de autoapresentações anónimas mediadas pelo "Grindr"
Reference: Gonçalves, A. F. E. (2017). A identidade social nas redes sociais "online": A construção de autoapresentações anónimas mediadas pelo "Grindr" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15360
Keywords: Sociologia da comunicação
Rede social
Auto-apresentação
Homossexualidade
Aplicação informática
Identidade social
Identity
Self-presentation
Anonymity
Discretion
Grindr
heteronormativity
Abstract: A mediação gerada por redes sociais "online" (RSO) cria a impressão que conhecemos pelo menos um pouco dos utilizadores que compõem a nossa rede. Pelo que nos apresentam publicamente: os seus "gostos", os seus "momentos" diários capturados pelas interfaces móveis e replicados através de redes como Facebook e Instagram. Ainda assim, no que toca às aplicações móveis georreferenciadas de encontros para HSH (homens que têm sexo com homens) como o Grindr, o desejo de anonimato dos seus utilizadores ainda é bastante visível. Este trabalho partiu então com o objetivo de encontrar potenciais motivações por detrás de um perfil relativamente anónimo, uma imagem de "discrição" na aplicação Grindr. Para tal, recolheu-se informação através de 12 entrevistas mediadas pela própria plataforma Grindr, sendo depois analisado o conteúdo recorrendo ao "software" MaxQda. A partir desta análise, uma das principais conclusões obtida foi a de que estas motivações escondem, debaixo da capa comum do desejo pela privacidade, expressões de heteronormatividade apreendidas no mundo fora dos ecrãs dos "smartphones", validando assim a obra de Miskolci (2013, 2014, 2015) sobre a assimilação de comportamentos heteronormativos, e a busca de um prazer erótico imediato em traços físicos do perfil vistos como "masculinos" neste tipo de autoapresentações. Mas mais importante para a área de comunicação, cultura e TIC (Tecnologias de Comunicação e Informação) foi dar conta do impacto profundo do "colapso de contextos" (Boyd, 2011) neste tipo concreto de comunicação mediada por uma "app", para esta cultura "queer" em particular.
Mediation generated by social network sites creates the impression that we all know at least a little bit about the users within our network. By what they present to us publicly: their "tastes", their daily "moments" captured by mobile interfaces and replicated through social networks such as Facebook and Instagram. Still, when it comes to georeferenced dating mobile apps for MSM (men who have sex with men) such as Grindr, a desire of anonymity from its users is still very visible. This work began therefore with the goal of finding potential motivations que can hide behind a relatively anonymous profile, an image of discretion in the Grindr app. For that, information was gathered through 12 interviews mediated by the Grindr platform itself, and the content was later analyzed using MaxQda software. From this analysis, one of the main conclusions is that these motivations hide, under the common cover of the desire for privacy, heteronormative expressions captured in a world outside of smartphone screens, therefore further validating the work of Miskolci (2013, 2014, 2015) about heteronormative behavior assimilation, and the search for immediate erotic pleasure in physical features deemed as "masculine" in this type of self-presentation. But more important to the area of communication, culture and ICT, was to notice the profound impact of "context collapse" (Boyd, 2011) in this particular type of communication mediated by an app, for this "queer" culture in particular.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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