Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15353
Autoria: | Ribeiro, Andreia Sofia Gonçalves |
Orientação: | Moleiro, Carla |
Data: | 2017 |
Título próprio: | A inteligência emocional e a empatia e a sua relação com a competência para a diversidade multicultural em equipas em acolhimento residencial |
Referência bibliográfica: | Ribeiro, A. S. G. (2017). A inteligência emocional e a empatia e a sua relação com a competência para a diversidade multicultural em equipas em acolhimento residencial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15353 |
Palavras-chave: | Psicologia comunitária Acolhimento de crianças Diversidade cultural Competências Inteligência emocional Emoção Acolhimento Residencial Competências para a diversidade cultural Inteligência Emocional Empatia Psicologia comunitária Residential care Cultural diversity competencies Emotional intelligence Empathy Community psychology |
Resumo: | A diversidade cultural tem-se tornado num assunto relevante para a literatura, dado que cada
vez mais se constitui como uma característica das sociedades contemporâneas. Assim sendo,
torna-se pertinente estudar as competências para a multiculturalidade em vários serviços como
os sociais, de saúde e psicológicos. Sue e colaboradores (1982, 1992) desenvolveram o
Modelo Tridimensional das Competências Multiculturais que identifica três componentes:
crenças e atitudes (autoconsciência), conhecimento, e competências. Uma vez que existem
crianças e jovens em Acolhimento Residencial oriundos de outros países ou de origem
migrante, torna-se necessário avaliar as competências das equipas técnicas e educativas que
trabalham nestes contextos diariamente e compreender como lidam com a diversidade
multicultural presente nas casas de acolhimento (e.g., CAT e LIJ). Neste sentido, o presente
estuda procura compreender a relação entre a inteligência emocional e a empatia com as
competências para a diversidade cultural no trabalho com as crianças e jovens em situação de
acolhimento, assim como se a formação prévia e o contacto anterior com crianças e jovens
culturalmente diversos têm alguma relação com as competências multiculturais.
A amostra foi constituída por 52 elementos das equipas técnicas e educativas de acolhimento
residencial, com idades compreendidas entre os 26 anos e os 55 anos (M = 37.10; DP = 5.93),
sendo 82.7% do sexo feminino, tendo os participantes respondido a medidas de auto-relato
num estudo correlacional. Os resultados apontam para uma associação entre a inteligência
emocional e as competências para a multiculturalidade. Cultural diversity has become a relevant subject for literature, since it is increasingly becoming a feature of contemporary societies. Therefore, it is pertinent to study the competencies for multiculturalism in different services such as social, health and psychological. Sue et al. (1982, 1992) developed the Three-Dimensional Model of Multicultural Competences that identifies three components: beliefs and attitudes (selfconsciousness), knowledge and skills. Given that there children and young people in residential care that came from other countries or are migrants, it is necessary to evaluate the competences of the technical and educational teams that work in these contexts daily and to understand how they deal with the multicultural diversity present in the residential houses (e.g., CAT and LIJ). In this sense, the present study seek to understand the relationship between emotional intelligence and empathy with the competencies for cultural diversity for those who work with children and young people who are in residential care, as well as whether prior training and previous contact with culturally diverse children and young people have some relation to multicultural competencies. The sample consisted of 52 members of the technical and educational teams of residential care, aged between 26 years and 55 years (M = 9.04; SD = 6.42), of which 82.7% were female, and the participants responded to measures self-report in a correlational study. The results point to an association between the emotional intelligence and the competencies for multiculturalism. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_andreia_goncalves_ribeiro.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.