Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15353
Autoria: Ribeiro, Andreia Sofia Gonçalves
Orientação: Moleiro, Carla
Data: 2017
Título próprio: A inteligência emocional e a empatia e a sua relação com a competência para a diversidade multicultural em equipas em acolhimento residencial
Referência bibliográfica: Ribeiro, A. S. G. (2017). A inteligência emocional e a empatia e a sua relação com a competência para a diversidade multicultural em equipas em acolhimento residencial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15353
Palavras-chave: Psicologia comunitária
Acolhimento de crianças
Diversidade cultural
Competências
Inteligência emocional
Emoção
Acolhimento Residencial
Competências para a diversidade cultural
Inteligência Emocional
Empatia
Psicologia comunitária
Residential care
Cultural diversity competencies
Emotional intelligence
Empathy
Community psychology
Resumo: A diversidade cultural tem-se tornado num assunto relevante para a literatura, dado que cada vez mais se constitui como uma característica das sociedades contemporâneas. Assim sendo, torna-se pertinente estudar as competências para a multiculturalidade em vários serviços como os sociais, de saúde e psicológicos. Sue e colaboradores (1982, 1992) desenvolveram o Modelo Tridimensional das Competências Multiculturais que identifica três componentes: crenças e atitudes (autoconsciência), conhecimento, e competências. Uma vez que existem crianças e jovens em Acolhimento Residencial oriundos de outros países ou de origem migrante, torna-se necessário avaliar as competências das equipas técnicas e educativas que trabalham nestes contextos diariamente e compreender como lidam com a diversidade multicultural presente nas casas de acolhimento (e.g., CAT e LIJ). Neste sentido, o presente estuda procura compreender a relação entre a inteligência emocional e a empatia com as competências para a diversidade cultural no trabalho com as crianças e jovens em situação de acolhimento, assim como se a formação prévia e o contacto anterior com crianças e jovens culturalmente diversos têm alguma relação com as competências multiculturais. A amostra foi constituída por 52 elementos das equipas técnicas e educativas de acolhimento residencial, com idades compreendidas entre os 26 anos e os 55 anos (M = 37.10; DP = 5.93), sendo 82.7% do sexo feminino, tendo os participantes respondido a medidas de auto-relato num estudo correlacional. Os resultados apontam para uma associação entre a inteligência emocional e as competências para a multiculturalidade.
Cultural diversity has become a relevant subject for literature, since it is increasingly becoming a feature of contemporary societies. Therefore, it is pertinent to study the competencies for multiculturalism in different services such as social, health and psychological. Sue et al. (1982, 1992) developed the Three-Dimensional Model of Multicultural Competences that identifies three components: beliefs and attitudes (selfconsciousness), knowledge and skills. Given that there children and young people in residential care that came from other countries or are migrants, it is necessary to evaluate the competences of the technical and educational teams that work in these contexts daily and to understand how they deal with the multicultural diversity present in the residential houses (e.g., CAT and LIJ). In this sense, the present study seek to understand the relationship between emotional intelligence and empathy with the competencies for cultural diversity for those who work with children and young people who are in residential care, as well as whether prior training and previous contact with culturally diverse children and young people have some relation to multicultural competencies. The sample consisted of 52 members of the technical and educational teams of residential care, aged between 26 years and 55 years (M = 9.04; SD = 6.42), of which 82.7% were female, and the participants responded to measures self-report in a correlational study. The results point to an association between the emotional intelligence and the competencies for multiculturalism.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andreia_goncalves_ribeiro.pdf1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.