Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15337
Author(s): Ameixinha, Hugo Filipe Gonçalves
Advisor: Alves, Paulo Jorge Marques
Date: 7-Dec-2017
Title: Gestão internacional de recursos humanos: De expatriado valorizado a repatriado indesejado
Reference: Ameixinha, H. F. G. (2017). Gestão internacional de recursos humanos: De expatriado valorizado a repatriado indesejado [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15337
Keywords: Globalização
Mobilidade profissional
Gestão de recursos humanos
Gestão internacional
Planeamento estratégico
International management of human resources
Mobility
Expatriate
Returnee
Abstract: A globalização tem vindo a alterar o paradigma do termo negócio e, da forma de negociar. As barreiras são quebradas por toda a parte e com isso a livre circulação de bens, mercadorias e pessoas ganha cada vez mais valor. A mobilidade de trabalhadores torna-se natural e fundamental como forma de colmatar o gap e a falta de recursos das empresas aquando de uma internacionalização. A presente dissertação tem como principal objetivo analisar que condições esperam os repatriados ao chegar à empresa e país de origem, como também as boas práticas que podem motivar e fidelizar o trabalhador com experiência internacional. Desta forma pretende-se investigar boas práticas e pontos a melhorar na forma de gerir recursos humanos em âmbito internacional, para que este recurso seja valorizado e potenciado antes, durante e após o período de mobilidade. Para este trabalho, a metodologia escolhida foi do tipo qualitativo. Com a escolha desta metodologia pretendeu-se estudar um caso bem determinado na sua especificidade, ou seja, o caso de trabalhadores que ao serem convidados para uma missão de expatriamento são valorizados e que no fim dessa missão se tornam repatriados indesejados. Pretendeu-se, assim, aprofundar a informação recolhida através de uma unidade social bem delimitada. Foi possível concluir que, no geral, os trabalhadores entrevistados foram bem recebidos na empresa-mãe, contudo existem melhorias a fazer no acolhimento dos repatriados. Foi igualmente possível apurar que os trabalhadores que se sentiram indesejados no repatriamento apontam como principais falhas a gestão de recursos humanos ser demasiado administrativa e lenta, mas também a falta de trabalhadores com experiência internacional na gestão de carreira internacional. Por fim, na opinião dos entrevistados foi unânime que o planeamento estratégico e a capacidade de adaptabilidade são fundamentais tanto para o sucesso da missão internacional, bem como para a reintegração na empresa-mãe.
Globalization has been changing the paradigm of the term business and the way to negotiate. The barriers are breached all over the place and with that the free movement of goods, commodities and people are becoming even more valuable. Workers mobility becomes natural and fundamental in a way of fulfilling the absence and/or the need of company resources when internationalization is arriving. The following dissertation has as a main goal to analyze which conditions awaits the returnees arriving at the company and at the country of origin, how as well the good standards which can motivate and make loyal the worker with international experience. Therefore the goal is to research good standards and improving issues in order to manage human resources at international environment so that this resource will be appreciated and enhanced before, during and after the mobility period. The chosen approach for this dissertation was qualitative type. With this approach it was pretended to study a well specific case, this is to say, the workers case by being invited for an expatriation mission are appreciated and in the end will become unwanted returnees. The intention was to develop the acquired information through a well-defined social unity. It was possible to conclude that in general, the interviewed workers were welcomed in the parent company; however there are improvements to be made in the returnees accommodations. It was equally possible to determine that the workers felt unwanted in the repatriation and they point as main failures the human resources management to be excessively administrative and slow, but also the absence of workers with international experience in the international career management. Lastly, it was unanimous for the interviewed that the strategic planning and the adaptability capacity are essentials not only for international mission success as well as to parent company reintegration.
Degree: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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