Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15267
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Susana da Cruz-
dc.contributor.authorFerreira, Pedro Miguel Soares-
dc.date.accessioned2018-02-26T13:50:21Z-
dc.date.available2018-02-26T13:50:21Z-
dc.date.issued2017-11-15-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationFERREIRA, Pedro Miguel Soares - Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes): um estudo comparado [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15267>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15267-
dc.description.abstractA par de outras políticas de carácter estruturante, a política de agrupamentos de escolas trouxe alterações significativas na rede nacional de escolas, reduzindo as unidades orgânicas existentes, por via da agregação, transformando estas unidades em conjuntos de escolas governadas pelo mesmo órgão de gestão. Com efeito, a política de agrupamentos resulta da publicação de um novo modelo de autonomia e gestão que paulatinamente conduziu à total implementação da política no terreno, passando por vários modelos de agrupamento, até à obrigatoriedade de constituição de agrupamentos verticais, onde se tornou possível uma sequencialidade de ciclos de ensino sob a égide de um mesmo projeto educativo. A constituição destes agrupamentos, nomeadamente dos Agrupamentos de Escolas de Bobadela e São João da Talha resultou de um processo desencadeado pela tutela, que encontrou resistências por parte dos atores locais. Contudo, foram estes que as conseguiram ultrapassar e implementar a política com sucesso, reconhecendo-lhe posteriormente benefícios pedagógicos. Da política de agrupamentos resultaram consequências indiretas, como a gestão de recursos humanos. Tendo em conta a tipologia do agrupamento, a gestão dos seus recursos docentes poderá ter cambiantes que passam pela possibilidade de mobilidade de docentes entre as escolas do agrupamento como é o caso Agrupamento de Escolas de São João da Talha, onde a mobilidade ocorre sobretudo com os docentes do 3.º ciclo do ensino básico. Esta poderá resultar de uma política de gestão de recursos no sentido de envolver os docentes com o agrupamento ou resultar duma relação direta com a diminuição do número de alunos que em casos mais extremos leva à saída dos docentes do próprio agrupamento por insuficiência de horário. Fazendo uso da autonomia legislativa, os agrupamentos puderam construir uma parcela, ainda que reduzida, da sua matriz curricular, desenvolvendo-a de acordo com os seus contextos locais e definindo-a, tendo em conta, entre outros critérios, os recursos humanos existentes no agrupamento.por
dc.description.sponsorshipAlongside other structuring policies, the school grouping policy has brought about significant changes to the national school network, by creating “school clusters”, thus reducing the number of existing organic units, and transforming them into groups of schools under a single management body. In fact, the school grouping policy is the result of a new autonomy and management model which gradually led to the full implementation of this policy in the field. Along the process, different grouping models were tried out, until finally the creation of vertical groupings became mandatory, thus making it possible to bring the whole sequence of educational levels under the umbrella of a single common educational project. The creation of the abovementioned groupings – namely the School Groupings of Bobadela and São João da Talha – resulted from a process triggered by the Ministry of Education, and met with some resistance from the local players. However, it was them who were actually responsible for gapping the differences and successfully implementing the policy, ultimately recognizing its pedagogic benefits. The school grouping policy also had some indirect consequences, for instance, in terms of human resources management. Considering the type of school grouping, the human resource management strategy may vary, based on the possibility of teacher mobility inside the grouping. Such is the case at the S. João da Talha school grouping, where mobility occurs mainly among the teachers of the lower secondary level (7th to 9th grade). Teacher mobility can either be the result of the implementation of human resources management policies aimed at involving teachers with the school grouping, or be caused by the decrease in the number of pupils which, in extreme cases, can result in some teachers becoming redundant, thus forcing them to leave the school grouping. Using the legislative autonomy granted, school groupings have been able to define their curricular matrix - but only to a very small extent -, designing it in accordance with the local context, and bearing in mind human resources available in the grouping, among other criteria.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAutonomia escolarpor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectDocentepor
dc.subjectEstudo comparadopor
dc.titleContributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes): um estudo comparadopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201756480por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
pedro_soares_ferreira_diss_mestrado.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.