Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15257
Author(s): Duarte, Mário Augusto Roque
Advisor: Jerónimo, Carlos Miguel Correia Hernandez
Date: 20-Nov-2017
Title: Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
Reference: Duarte, M. A. R. (2017). Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15257
Keywords: Gestão de empresas
Modelos de negócio
Indústria cosmética
Comércio
Estratégias de comercialização
Portugal
Business model
Blue ocean strategy
Cosmetics
Abstract: A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado.
The present master thesis is a project-company in cooperation with Newcosme, a retail company in the cosmetics sector, whose core business is B2B commerce to beauty professionals, located in Lisbon and whose turnover has been decreasing successively in the last years. The research is centered on reinventing the company's business model by determining, from the market point of view, the critical success factors in the sector, evaluating the six strategic options that lead to the creation of Blue Oceans and, subsequently, a strategy both focused and divergent from the competitors has been defined. Finally, the new strategy became the innovative business model through its representation in CANVAS. The new business model emerged as a strongly different concept, characterized by both low cost and differentiation strategies, trough the offer of entirely new value sources and the reduction of aspects that were overvalued by the company, with the prospect of contributing to a Newcosme revenue growth, if carefully implemented.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_mario_roque_duarte.pdf4,92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.