Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15241
acessibilidade
Title: Mar da Palha: uma cidade de margens - problemas de integração entre Lisboa e a Margem Sul. À descoberta do Aqueduto Alviela: interpretação de uma ligação entre Paredes e Alenquer
Authors: Carvalho, Afonso Miguel Vitória Alves de
Orientador: Curado, Luís Miguel Torres
Pinto, Pedro da Luz
Keywords: Cidade
Infra-estruturas de transportes
Infra-estruturas urbanas
Paisagem
Política urbana
Abastecimento de água
Espaço público
Área Metropolitana de Lisboa
Alenquer - Lisboa
Issue Date: 21-Nov-2017
Citation: CARVALHO, Afonso Miguel Vitória Alves de - Mar da Palha: uma cidade de margens - problemas de integração entre Lisboa e a Margem Sul. À descoberta do Aqueduto Alviela: interpretação de uma ligação entre Paredes e Alenquer [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15241>.
Abstract: Lisboa é uma cidade histórica que ao longo do tempo evoluiu para a grande metrópole que hoje conhecemos, muito graças à sua localização geográfica que possibilitou uma exploração náutica desde a Época dos Descobrimentos. A evolução da Outra Banda, um pouco mais tardia, é afectada pela revolução industrial, o que tornou a margem sul do Tejo uma "segunda Lisboa", constituída por portos e outras indústrias, mais para servir as necessidades da margem norte. Os núcleos que se formaram na Margem Sul foram transformados em cidades como Almada, Barreiro e Montijo, governados por autarquias independentes, envolvidas com Lisboa numa relação de competitividade e de desenvolvimento futuro. Estas cidades, entre outras, estão actualmente abrangidas no que se chama Área Metropolitana de Lisboa, facto que nos induz a constatar que o seu centro não é a cidade de Lisboa, mas sim o grande estuário do Tejo que envolve as duas margens e as liga como uma única cidade. Este "Mar da Palha" acaba por ser estruturante e, mais tarde, em conexão com o desejo da população ligar as duas margens por pontes ou por circulares viárias que contornem o perímetro da cidade, projectos com intenções fortes mas que ficaram aquém do que se esperava, descontinuados ou que ficaram só no papel. No trabalho são explorados três temas chave, divididos por capítulos, a saber: as ligações de margens; a sua paisagem e embelezamento; e as decisões políticas tomadas em seu torno. O capítulo final é dedicado ao mapeamento desses temas, construindo uma cidade quase imaginária à volta do estuário do Tejo, através de projectos existentes e documentados.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15241
Thesis identifier: 201762862
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
afonso_alves_carvalho_diss_mestrado.pdf22.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.