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http://hdl.handle.net/10071/15228
acessibilidade
Title: Novas urbanidades de São Tomé e Princípe: os planos propostos pelo Eng. Santos Paiva na década de 50. Paisagem e infra-estrutura no Eixo Carregado - Alenquer: biblioteca e habitação no Carregado
Authors: Rita, Dídia Paulina Tiny
Orientador: Milheiro, Ana Vaz
Pinto, Pedro da Luz
Keywords: Urbanização
Colonização
Estado Novo
Desenvolvimento urbano
Biblioteca
Habitação
Trabalho de projeto
São Tomé e Príncipe
Alenquer - Lisboa
Colonisation
Urban
Issue Date: 23-Nov-2017
Citation: RITA, Dídia Paulina Tiny - Novas urbanidades de São Tomé e Princípe: os planos propostos pelo Eng. Santos Paiva na década de 50. Paisagem e infra-estrutura no Eixo Carregado - Alenquer: biblioteca e habitação no Carregado [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15228>.
Abstract: O arquipélago de São Tomé e Príncipe, situado sobre a linha do equador no Golfo da Guiné, composto pelas ilhas de São Tomé e a do Príncipe, e por um conjunto de ilhéus, foram descobertas por exploradores portugueses a 21 de Dezembro de 1470 e a 17 de Janeiro de 1471, respetivamente. Este território viveu até a atualidade da atividade rural, variando ao longo do tempo o tipo de cultura dominante. As suas características rurais resultaram na urbanização pelo aproveitamento de estruturas preexistentes como as vias de atravessamento (ou redes viárias) para a introdução de equipamentos-tipo de maior relevância como escolas, centros de saúde, postos de polícia, mercados e igrejas. Na década de 50, o Gabinete de Urbanização do Ultramar (GUU) encomendou uma série de estudos e propostas urbanas para as vilas nas ilhas de São Tomé e Príncipe, a cargo do engenheiro Santos Paiva, com a intenção de modernizar os territórios coloniais africanos pelo Estado Novo e a necessidade de valorizar os aglomerados populacionais que estavam inteiramente associados às roças agrícolas. A presente dissertação procura analisar o processo de crescimento urbano de São Tomé e Príncipe, para lá do perímetro onde se assenta a cidade preexistente, tendo em conta os primeiros processos de urbanização que ocorreram durante o período colonial, com especial foco no processo de urbanização que se deu na década de 50.
The archipelago of Sao Tome and Principe, located over the equator line in the Gulf of Guinea, composed of the islands of Sao Tome and Principe, and by a number of islets, were discovered by Portuguese explorers on 21 December 1470 and 17 January 1471, respectively. This territory lived from rural activity to the present date, varying over time the type of main crop. Its rural characteristics resulted in urban planning by developing the pre-existing structures such as crossing roads for the introduction of equipment type of particular relevance such as schools, healthcare centres, police stations, markets and churches. In the 50s, the Overseas Urban Development Office (GUU) commissioned a number of studies and urban planning proposals for the villages in the islands of Sao Tome and Principe, under the responsibility of Engineer Santos Paiva, with a view to modernise the african territories colonies by the Estado Novo and the need for valuing the settlements which were entirely associated with agricultural plantations. This dissertation aims at analysing the development process of urban planning of Sao Tome and Principe beyond the boundaries on which the pre-existing city is settled, considering the earlier processes of urban planning that occurred during the colonial period, particularly focused on the process of urban planning which occurred in the 50s.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15228
Thesis identifier: 201775301
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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