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dc.contributor.advisorBotelho, Pedro Viana-
dc.contributor.advisorPinto, Paulo Tormenta-
dc.contributor.authorCruz, Carlos Lima Almada-
dc.date.accessioned2018-02-22T12:38:33Z-
dc.date.available2018-02-22T12:38:33Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationCruz, C. L. A. (2017). Infraestrutura, arquitectura e território. Vala do Carregado e Linha do Norte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15227pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15227-
dc.description.abstractAs infraestruturas são elementos fundamentais de relação entre a cidade e o território. São suportes de humanização e artifcialização da paisagem, estruturas de grande permanência que alteram de forma dramática os padrões de desenvolvimento do território. Se na passagem da cidade para território urbano, estas foram suportes essenciais que permitiram novas formas de relacionamento, hoje, perante um território urbano fragmentado e descontínuo, são elementos incontornáveis na definição de um novo carácter identitário. Pode o desenho destes sistemas alcançar um nível de complexidade que subverta a estanquicidade das suas lógicas? O pensamento arquitetónico pode, neste sentido, influenciar os princípios do desenho infraestrutural de modo a que estes superem a sua especificidade programática. Propõe-se olhar para a operação infraestrutural como oportunidade de redesenho da cidade: de resolver impasses, repor continuidades, reabilitar partes do território em que a identidade se perdeu num processo de crescimento acelerado, relegando os elementos primários de construção da cidade e da vida urbana. O olhar mais atento sobre o caso de estudo circunscrito à zona sul do Carregado, entre o nó rodoviário das auto-estradas A1/A10 e o Rio Tejo, pretende estudar a forma como os objectos infraestruturais de grande escala, implantados entre a década de 80 e o inicio do século XXI, transformaram a paisagem rural. Este local, que reúne todas características necessárias para uma compreensão das transformações do território português nas últimas três décadas corresponde também à zona em que é desenvolvido o projecto. O projecto para a Estação Rodoferroviária do Carregado, com base no plano da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, pretende interpretar esta operação como uma oportunidade de atribuir a um território fragmentado, uma estrutura com discurso e forma.por
dc.description.abstractInfrastructures are the elements of connection between the city and the territory. They are supports that humanize and artifcialize the landscape, structures of great permanence that alter in a dramatic way the patterns of development of the territory. If in the transition from the city to urban territory, they were essential supports that allowed new forms of connection, today, before a discontinuous and fragmented urban territory, they are inconvertible elements in the defnition a new identity. Is it possible that the design of these systems can reach a level of complexity that surpasses a purely functional resolution? Architectural thinking can, in this sense, influence the principles of infrastructural design in a way that they overcome their programmatic specifcity. It is proposed to look at infrastructural operations as an opportunity to redesign the city: to untangle constraints, giving back urban continuity, rehabilitating parts of the territory where the identity was lost in process of accelerated growth that relegated the primary composing elements of the city and its urban life. The focused analysis of the case study circumscribed to the area south of Carregado, between the road junction of the A1/A10 freeways and the Tejo River, intends to study how large scale infrastructures, installed between the early 80`s and the beginning of the 21st century, transformed the praedial landscape This place, that assembles all the necessary characteristics to understand the transformations of the Portuguese territory in the last three decades, also corresponds to the area in which the project work is developed. The project for the Railway Station of Carregado based on the plan for the High Speed Train Network, intends to interpret this operation as an opportunity to impute upon a fragmented territory, a structure with cohesion and form.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitetura urbanapor
dc.subjectInfra-estruturas urbanaspor
dc.subjectInfra-estruturas de transportespor
dc.subjectVida urbanapor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectInfrastructurepor
dc.subjectArchitecturepor
dc.subjectVala do Carregadopor
dc.subjectNorthern linepor
dc.titleInfraestrutura, arquitectura e território. Vala do Carregado e Linha do Nortepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201775310por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapor
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