Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15175
Autoria: Inácio, Ana Sofia Rolão
Orientação: Lourenço, Isabel
Data: 19-Jul-2017
Título próprio: O valor relevante da informação divulgada pela Forbes sobre as marcas mais valiosas do mundo
Referência bibliográfica: Inácio, A. S. R. (2017). O valor relevante da informação divulgada pela Forbes sobre as marcas mais valiosas do mundo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15175
Palavras-chave: Contabilidade
Valor da marca
Demonstração financeira
Informação financeira
Relevant value
Market value
Brands
Forbes
Resumo: Este estudo tem como objetivo determinar se o valor de mercado das marcas divulgado pela Forbes tem valor relevante para os acionistas das empresas para além das variáveis que sintetizam a informação que é apresentada nas demonstrações financeiras. Foi usada uma amostra que compreende 685 observações (2014 e 2015) relativas a empresas incluídas na lista da Forbes “The World's Most Valuable Brands”. Os resultados deste estudo permitem concluir que o valor da capitalização de mercado da empresa está estatisticamente correlacionado com o valor contabilístico do capital próprio e o resultado líquido e que as estimativas dos coeficientes das medidas contabilísticas tradicionais (valor contabilístico do capital próprio e resultado líquido) são positivas e estatisticamente significativas. Quando incluído na análise, o valor das marcas das empresas divulgado na lista da Forbes tem também valor relevante para o mercado, para além das medidas contabilísticas tradicionais.
This study aims to determine if the market value of the brands disclosed by Forbes has relevant value for the shareholders of the companies beyond the variables that synthesize the information that is presented in the Financial Statements. A sample comprising 685 observations (2014 and 2015) for companies included in Forbes' "The World's Most Valuable Brands" list was used. The results of this study allow us to conclude that the value of the company's market capitalization is statistically correlated with the book value of equity and the net income and that estimates of the coefficients of traditional accounting measures (book value of equity and net income) are positive and statistically significant. When included in the analysis, the value of corporate brands disclosed in Forbes' list also has market value, in addition to traditional accounting measures.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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