Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/15110
Author(s): | Correia, Catarina Santos Ornelas |
Advisor: | Simões, Francisco Alexandre Melo |
Date: | 29-Nov-2017 |
Title: | A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-estar em crianças do 2º e 3º ciclo |
Reference: | CORREIA, Catarina Santos Ornelas - A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-estar em crianças do 2º e 3º ciclo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15110>. |
Keywords: | Apoio social Bem-estar social Qualidade de vida Depressão Estudante Social support Coordination Parental figure Class director Best friend |
Abstract: | O objetivo deste trabalho foi comparar a relação do suporte social disponibilizado por três
figuras (a figura familiar mais próxima, o/a diretor/a de turma e o/a melhor amigo/a), bem
como do suporte social total e do suporte social integrado com indicadores de bem-estar
positivos e negativos de estudantes do segundo e do terceiro ciclos do ensino básico. O estudo
abrangeu 93 participantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (M = 12.84;
DP = 1.41; 53.80% do sexo feminino), que frequentavam o 2º e 3º ciclo do ensino básico.
Uma análise de clusters k-means revelou dois grupos de suporte social integrado: o grupo em
que o suporte social de todas as fontes era alto e o grupo em que o suporte integrado do
melhor amigo(a) era inconsistente/baixo, em comparação com o suporte disponibilizado pelas
restantes figuras. As regressões ordinais demonstraram que o suporte social total e integrado
tiveram influência na qualidade de vida dos estudantes, mas apenas o suporte social integrado
está associado ao decréscimo dos índices de depressão. Conclui-se que a coordenação de
apoio social em pré-adolescentes parece ter benefícios ao nível de alguns indicadores de bem estar, nomeadamente na redução de indicadores de depressão. The objective of this study was to compare the social support provided by three figures (the closest family figure, the class director and the best friend), as well as total social support and attuned social support with positive and negative well-being indicators of students in the second and third cycles of basic education. The study included 93 participants, aged 10 to 18 years (M = 12.84; SD = 1.41; 53.80% female), who attended the 2nd and 3rd cycles of basic education. A k-means cluster analysis revealed two attuned social support groups: the group where social support from all sources was high and the group where attuned support from the best friend was inconsistent/low compared to the support provided by the other figures. Ordinal regressions showed that total and attuned social support had an influence on students' quality of life, but only attuned support is associated with a decrease in depression rates. It is concluded that the coordination of social support in pre-adolescents seems to have benefits in terms of some indicators of well-being, namely in the reduction of indicators of depression. |
Degree: | Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_catarina_ornelas_correia.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.