Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15076
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Carlos J. | - |
dc.contributor.author | Pereira, António Sérgio Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-01T15:25:17Z | - |
dc.date.available | 2018-02-01T15:25:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2017-10 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, António Sérgio Gomes - A robótica no ensino e aprendizagem de programação [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15076>. | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/15076 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo verificar o real impacto que a utilização da robótica pedagógica no ensino-aprendizagem da programação pode ter na melhoria do desempenho dos alunos. A robótica promove no aluno, além da motivação, outros aspetos positivos para a sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipa, interdisciplinaridade, autonomia. A proposta de intervenção envolveu a construção e programação de um kit de robótica e a utilização da plataforma Arduíno. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da aprendizagem baseada em problemas, com recurso à robótica pedagógica e do trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que a utilização da robótica pedagógica contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto. | por |
dc.description.abstract | The present study verifies the real impact that the use of pedagogic robotics in teachinglearning programming can have in improving student’s performance. Robotics promotes in the student, besides motivation, other positive aspects for their learning as, logical reasoning, teamwork, interdisciplinarity, autonomy. The intervention proposal involved the construction and programming of a robotic kit and the use of the Arduino platform. The strategies of its implementation were based on the use of problem-based learning, using pedagogic robotics and collaborative work. The results demonstrate that the use of pedagogical robotics contributed to the accomplishment of the proposed objective. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Robótica | por |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | por |
dc.subject | Programação | por |
dc.subject | Robotics pedagogic | por |
dc.subject | Programming teaching | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Teaching kits | por |
dc.subject | Arduino | por |
dc.subject | Technology adoption model | por |
dc.title | A robótica no ensino e aprendizagem de programação | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 201782880 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Robótica no Ensino e Aprendizagem de Programação.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.