Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14994
Autoria: Pais, Pedro Manuel Pinto Caldeira
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 2017
Título próprio: O humor em protestos de rua: as manifestações anti-austeridade como espaços de discurso (in)formal e criativo
Referência bibliográfica: PAIS, Pedro Manuel Pinto Caldeira- O humor em protestos de rua: as manifestações anti-austeridade como espaços de discurso (in)formal e criativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14994>.
Palavras-chave: Sociologia da comunicação
Estratégias de comunicação
Humor
Criatividade
Movimentos sociais
Protesto popular
Protesto político
Identidade coletiva
Institucionalismo
Cultura de protesto
Estratégia comunicacional
Mudança social
Social protest
Social movements
Creativity
Institutionalism
Culture of protest
Collective identity
Communication strategy
Social change
Resumo: Esta investigação procura compreender o papel do humor e do discurso criativo e informal em protestos e movimentos sociais em Portugal, entre 2011 e 2013, período em que se verificaram manifestações de grande dimensão que contestavam políticas sociais e económicas. Foi utilizado o método de Análise Crítica do Discurso para analisar imagens de um protesto do Que se Lixe a Troika, bem como de uma manifestação organizada pelos sindicatos, de modo a comparar o discurso entre ambos, tendo também sido analisadas entrevistas a ativistas e sindicalistas que participaram em manifestações e movimentos neste período. Sendo confirmada uma utilização profícua de humor e discurso informal no protesto do Que se Lixe a Troika, em comparação com uma linguagem historicamente formalizada no protesto dos sindicatos, esta investigação conclui que tal se deve a um menor grau de institucionalismo e a objetivos futuros coletivamente pouco definidos, baseados numa identidade de resistência, a uma cultura de protesto de partilha positiva e otimista, bem como à preocupação, por parte de muitos dos ativistas, em recriar a sua comunicação, tanto linguística como esteticamente. São também discutidas as vantagens do humor no que diz respeito ao protesto social, nomeadamente o seu papel na divulgação de um problema social no âmbito público, o que contrasta com a sua pouca utilidade na discussão formal e política do mesmo.
This research seeks to understand the role of humor, creative and informal discourse in social protests and movements in Portugal, between 2011 and 2013, during which there were several large demonstrations that challenged social and economic policies. The Critical Discourse Analysis method was used to analyze images of a Troika protest and another organized by the unions, in order to compare the discourse between the two, and there were also conducted interviews with activists and trade unionists who participated in protests and social movements during this period. A profuse use of humor and informal discourse in the protest of the Troika, in comparison with a language historically formalized in union protest, is confirmed. This research concludes that this is due to a lesser degree of institutionalism and a less defined collective goals, based on an identity of resistance, to a positive, optimistic and sharing culture of protest, as well as to the concern of many activists to recreate their communication, both linguistically and aesthetically. Also discussed are the advantages of humor in relation to social protest, namely its role in publicizing a social problem in the public sphere, which contrasts with its little utility in the formal and political discussion of it.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.