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dc.contributor.authorVieira, J.-
dc.contributor.authorSepúlveda, R.-
dc.date.accessioned2018-01-05T17:21:09Z-
dc.date.available2018-01-05T17:21:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1646-5954-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14877-
dc.description.abstractAs plataformas de online dating são uma realidade cada vez mais presente, no entanto é escassa a investigação relativa aos utilizadores portugueses. Desta forma a investigação desenvolvida no presente artigo teve como objetivo principal explorar as estratégias de autoapresentação mediada dos utilizadores portugueses e do processo de construção de perfis individuais na rede de online dating Tinder. O desenho da pesquisa mobilizou procedimentos de recolha de dados assente numa metodologia mista, combinando metodologias qualitativas e quantitativas, através da articulação da recolha de dados via observação não participante de 200 perfis (resultando num corpus de 701 fotografias e 87 textos), entrevista (10) e consequente análise de conteúdo. Como principais resultados e através da triangulação da análise dos resultados obtidos, foi possível observar singularidades, mas também padrões, nas práticas de autoapresentação e desempenho identitário, tanto em termos de imagens, como na informação textual. As diferentes estratégias envolvidas na autoapresentação demonstraram a reflexividade acionados pelos sujeitos num jogo dialético de expectativas recíprocas e leitura dos contextos mediados colapsados e audiências imaginadas. Encontraram-se fortes regularidades sociais, que demonstraram o carácter situacional da apresentação do eu que adapta as lógicas de ação a diferentes contextos. Foi assim evidenciada a “ordem da interação” (Goffman, 1983) num contexto mediado de autoapresentação pública cada vez mais colapsado em rede e em que as fronteiras com o privado (bastidores) são cada vez mais ténues.por
dc.language.isopor-
dc.publisherObservatório da Comunicação-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOnline datingpor
dc.subjectAutoapresentaçãopor
dc.subjectTinderpor
dc.subjectRelacionamentos onlinepor
dc.subjectGestão impressõespor
dc.subjectMediaçãopor
dc.titleA autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinderpor
dc.title.alternativeThe self-presentation of the Portuguese on tinder's online dating networken
dc.typearticle-
dc.pagination153 - 185-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalObservatorio (OBS*)-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume11-
dc.number3-
degois.publication.firstPage153-
degois.publication.lastPage185-
degois.publication.issue3-
degois.publication.titleA autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinderpor
dc.date.updated2019-04-04T09:50:07Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS11320171150-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43293-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85030095252-
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