Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14861
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRebelo, C.-
dc.contributor.authorPereira, I.-
dc.contributor.authorRosa, H.-
dc.contributor.authorBatista, F.-
dc.contributor.authorCarvalho, J. P.-
dc.date.accessioned2018-01-05T12:17:46Z-
dc.date.available2018-01-05T12:17:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1646-5954-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14861-
dc.description.abstractEste artigo interdisciplinar tem por objetivo analisar o papel do Twitter no meet do centro comercial Vasco da Gama de 20 de agosto de 2014, o qual se tornou particularmente mediático, trazendo para a opinião pública o debate sobre este tipo de eventos. Para tal, começamos por refletir sobre a multiplicidade dos usos do Twitter, pela sua utilização pela população mais jovem e também sobre o fenómeno dos meets e a sua finalidade. Em seguida analisamos o conteúdo de 1976 tweets publicados entre os dias 14 e 24 de agosto, que foram filtrados de forma automática recorrendo a um método de classificação designado por Fuzzy Fingerprints (Impressões Digitais Difusas) com base em hashtags e palavras-chave relevantes sobre o tema. Esta análise empírica mostra-nos, por um lado, o Twitter como plataforma de mobilização e comentário, potencializadora de interações online/offline e que é utilizada pelos jovens como fonte de distinção social. Por outro lado, os tweets partilhados em torno do meet ilustram de modo expressivo os processos culturais, linguísticos e sociais que estão por detrás deste fenómeno.por
dc.language.isopor-
dc.publisherObservatório da Comunicação-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/132048/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147282/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectMeetpor
dc.subjectMobilização coletivapor
dc.subjectTwitterpor
dc.titleTwitter: de espaço de mobilização a espaço de comentário. O caso do meet do Vasco da Gamapor
dc.typearticle-
dc.pagination19 - 41-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalObservatorio (OBS*)-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume11-
dc.number4-
degois.publication.firstPage19-
degois.publication.lastPage41-
degois.publication.issue4-
degois.publication.titleTwitter: de espaço de mobilização a espaço de comentário. O caso do meet do Vasco da Gamapor
dc.date.updated2019-04-03T14:32:14Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS1142017949-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42299-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85038886788-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
pdf.pdfVersão Editora480,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.