Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14847
Autoria: | Silva, Tiago Almeida Santos Azevedo e |
Orientação: | Pereira, Renato |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Schoolify: projeto inovador na área da educação |
Referência bibliográfica: | SILVA,Tiago Almeida Santos Azevedo e -Schoolify: projeto inovador na área da educação [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14847>. |
Palavras-chave: | Modelos de negócio Análise financeira Tecnologia digital Educação Métodos de estudo Plataforma Education Methods of study Platform Business model |
Resumo: | A educação é uma área preponderante em todas as sociedades, principalmente nas mais
desenvolvidas e que permite uma constante evolução e inovação, quer seja através de
novos métodos de estudo, ou através da evolução das matérias lecionadas. Com o
crescimento constante da utilização da internet a partir dos anos 90, existiu uma
alteração nos padrões de consumo e como tal a educação sofreu também grandes
alterações, surgindo novos métodos de ensinamento mais digitais.
É neste âmbito que surge a Schoolify, uma plataforma online que pretende ligar
professores e alunos através de um jogo de escolha múltipla. A principal funcionalidade
da plataforma é a criação de jogos de escolha múltipla personalizados por parte dos
professores para os seus alunos de modo a criarem novos métodos de estudo mais
dinâmicos e atrativos para os mesmos. Por um lado, pretende-se que os alunos deixem
de ver o estudo como algo aborrecido e que dediquem mais tempo ao mesmo. Por outro
lado, pretende-se que os professores tenham mais uma ferramenta de ensinamento e que
consigam ter uma maior perceção da evolução das suas turmas.
Com o propósito de apresentar uma avaliação financeira viável do negócio, realizouse um enquadramento teórico sobre o tema em questão de modo a apresentar o modelo
de negócio da empresa, tendo sido posteriormente escolhido e apresentado o modelo de
Osterwalder & Pigneur (2010).
Na elaboração do modelo de negócio foi fundamental realizar uma análise de
mercado, uma análise competitiva e uma análise interna, de modo a ser possível definir
uma estratégia de desenvolvimento e implementação do negócio.
Por fim foi apresentada uma análise à proposta de negócio apresentada, através de
critérios financeiros que permitem avaliar a viabilidade financeira da mesma. Esta
análise inclui previsões a cinco anos para o mercado português, sendo que após este
período será expectável a expansão da Schoolify para outros mercados internacionais.
A empresa apresenta um Valor Atual Líquido de 1.259.472€, uma Taxa Interna de
Rendibilidade de 174% e um Payback Period de 2 anos. Education is a preponderant area in all societies, specially in the most developed and that allow a constant evolution and innovation, either by new methods of study or by the evolution of the subjects taught. With the constant growth of Internet use since the 1990s, there has been a change in patterns of consumption and as such education has also registered major changes, with new, more digital teaching methods emerging. This is where Schoolify comes up, an online platform that aims to connect teachers and students through a multi-choice game. The main functionality of the platform is the creation of personalized multiple choice games by teachers for their students in order to create new and more dynamic study methods for them. On the one hand, it is intended that the students stop seeing the study as boring and that they devote more time to it. On the other hand, it is intended that teachers have another teaching tool and that they get a better perception of the evolution of their classes. In order to present a viable financial evaluation of the business, a theoretical framework was developed on the subject in order to present the company's business model, and the Osterwalder & Pigneur (2010) model was subsequently chosen and presented. In the elaboration of the business model, it was fundamental to carry out a market analysis, a competitive analysis and an internal analysis, in order to be able to define a business development and implementation strategy. Finally, an analysis was presented to the presented business proposal, through financial criteria that allow to evaluate the financial viability of the proposal. This analysis includes forecasts for five years for the Portuguese market, and after this period will be expected to expand Schoolify to other international markets. The Company has a Net Present Value of 1.259.472€, an Internal Rate of Return of 174% and a Payback Period of 2 years |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Final Tiago Silva.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.