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http://hdl.handle.net/10071/14845| Autoria: | Santos, M. H. |
| Data: | 2017 |
| Título próprio: | Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino |
| Número: | 36 |
| Paginação: | 23 - 41 |
| ISSN: | 0874-5560 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.22355/exaequo.2017.36.02 |
| Palavras-chave: | Género Educação Feminização da docência Docentes do ensino básico |
| Resumo: | A presença crescente das raparigas nas escolas registada nos últimos anos, associada ao seu maior desempenho escolar, em comparação com os rapazes, levou ao ressurgimento de alguma ansiedade social. A sobre-representação das mulheres no corpo docente tem sido apontada como uma das razões para o menor desempenho escolar dos rapazes devido à ausência de role models masculinos. Numa perspetiva de género, este artigo apresenta uma reflexão sustentada por alguns resultados de um estudo que envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 18 professoras/es do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre 31 e 61 anos, que entendem que a “feminização da docência” não afeta a oferta de educação de qualidade, e identifica diversos fatores que poderão contribuir para explicar o fenómeno do “in/sucesso escolar” dos/as alunos/as, como a falta de conscientização sobre o género. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MariaHelenaSantos_2017_Genero_e_In_sucesso_Escolar.pdf | Versão Editora | 281,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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