Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/14845
acessibilidade
Title: Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino
Authors: Santos, M. H.
Keywords: Género
Educação
Feminização da docência
Docentes do ensino básico
Issue Date: 2017
Publisher: Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres
Abstract: A presença crescente das raparigas nas escolas registada nos últimos anos, associada ao seu maior desempenho escolar, em comparação com os rapazes, levou ao ressurgimento de alguma ansiedade social. A sobre-representação das mulheres no corpo docente tem sido apontada como uma das razões para o menor desempenho escolar dos rapazes devido à ausência de role models masculinos. Numa perspetiva de género, este artigo apresenta uma reflexão sustentada por alguns resultados de um estudo que envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 18 professoras/es do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre 31 e 61 anos, que entendem que a “feminização da docência” não afeta a oferta de educação de qualidade, e identifica diversos fatores que poderão contribuir para explicar o fenómeno do “in/sucesso escolar” dos/as alunos/as, como a falta de conscientização sobre o género.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14845
DOI: 10.22355/exaequo.2017.36.02
ISSN: 0874-5560
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42918
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
MariaHelenaSantos_2017_Genero_e_In_sucesso_Escolar.pdfVersão Editora281.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.