Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14845
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, M. H. | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T14:28:32Z | - |
dc.date.available | 2018-01-04T14:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 0874-5560 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/14845 | - |
dc.description.abstract | A presença crescente das raparigas nas escolas registada nos últimos anos, associada ao seu maior desempenho escolar, em comparação com os rapazes, levou ao ressurgimento de alguma ansiedade social. A sobre-representação das mulheres no corpo docente tem sido apontada como uma das razões para o menor desempenho escolar dos rapazes devido à ausência de role models masculinos. Numa perspetiva de género, este artigo apresenta uma reflexão sustentada por alguns resultados de um estudo que envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 18 professoras/es do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre 31 e 61 anos, que entendem que a “feminização da docência” não afeta a oferta de educação de qualidade, e identifica diversos fatores que poderão contribuir para explicar o fenómeno do “in/sucesso escolar” dos/as alunos/as, como a falta de conscientização sobre o género. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F78150%2F2011/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Feminização da docência | por |
dc.subject | Docentes do ensino básico | por |
dc.title | Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 23 - 41 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Ex aequo | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 36 | - |
degois.publication.firstPage | 23 | - |
degois.publication.lastPage | 41 | - |
degois.publication.issue | 36 | - |
degois.publication.title | Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino | por |
dc.date.updated | 2019-04-03T12:55:25Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.22355/exaequo.2017.36.02 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42918 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaHelenaSantos_2017_Genero_e_In_sucesso_Escolar.pdf | Versão Editora | 281,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.