Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1482
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Susana-
dc.date.accessioned2009-05-25T14:25:15Z-
dc.date.available2009-05-25T14:25:15Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issnISSN 1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1482-
dc.description.abstractO cinema é uma forma cultural democrática ou “popular”, pois é, simultaneamente, uma expressão da sociedade e da cultura de que faz parte e um poderoso meio de comunicação/cultura de massas capaz de modelar comportamentos e atitudes sociais. Os filmes enquanto produtos culturais inscritos num contexto histórico-social definido podem ser vistos como representações, construções e reconstruções de um conjunto de valores socialmente aceites por essa mesma sociedade, sendo deste modo um objecto de particular interesse para analisar as transformações desses mesmos valores no que diz respeito às práticas e às representações dos actores sociais num determinado aspecto do quotidiano. No caso concreto do presente artigo, com base numa tese de licenciatura em Sociologia , pretende-se tentar aferir os modos e as formas como as relações conjugais são representadas no cinema português contemporâneo através da análise intensiva de um conjunto de quatro filmes.pt-PT
dc.description.abstractCinema is a democratic or popular cultural form, being at the same time an expression of the society and culture it belongs to and a powerful mass communication/culture medium, capable of modelling both behaviours and social attitudes. Films, as cultural products embedded in a particular historic and social context, may be seen as representations, constructions and reconstructions of a set of socially accepted values in that society. As such, they stand as an especially pertinent object for the analysis of transformations of the said values in respect to social actors’ practices and representations of several aspects of everyday life. The current article – based on the author’s bachelor dissertation – aims to analyze the way marriage is represented in Portuguese contemporary cinema. It does so through the intensive analysis of four commercially successful films.pt-PT
dc.format.extent191277 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES - ISCTEpt-PT
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpt-PT
dc.relation.ispartofseriesNº 67/2009pt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectFormas de conjugalidadept-PT
dc.subjectPapéis sociais de géneropt-PT
dc.subjectCinema português contemporâneopt-PT
dc.subjectConjugality formspt-PT
dc.subjectGender social rolept-PT
dc.subjectContemporary portuguese cinemapt-PT
dc.titleA maçã de Eva: formas de conjugalidade no cinema português contemporâneopt-PT
dc.typeworkingPaperpt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP67_Santos.pdf186,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.