Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14811
Author(s): Fernandes, Joana Batista
Advisor: Neto, Pedro Miguel Pereira
Crespo, Miguel Ângelo de Sousa
Date: 24-Jul-2017
Title: Facebook e jornalismo: a interatividade na fanpage do Facebook do jornal Público nas notícias sobre Educação
Reference: FERNANDES, Joana Batista - Facebook e jornalismo: a interatividade na fanpage do Facebook do jornal Público nas notícias sobre Educação [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14811>.
Keywords: Comunicação
Rede social
Facebook
Interatividade
Jornalismo
Educação
Portugal
Facebook
Interactivity
Participation
Virtual Social Networks
Abstract: O surgimento da internet e das redes sociais virtuais veio facilitar a comunicação entre empresas jornalísticas e consumidores. A interação que as redes sociais online (como o Facebook) oferecem transmite aos leitores uma sensação de proximidade e participação nos conteúdos noticiosos. Posto isto, a presente dissertação tem como propósito fazer um estudo de caso do Facebook do jornal Público, analisando as publicações debruçadas sobre a temática da Educação e Ensino, durante o período relativo a uma semana do mês de dezembro de 2016. Esta análise terá como objetivo elucidar a quantidade de comentários por parte dos leitores, bem como outras reações, questões relativas ao número de posts sobre Educação feitos no prazo estipulado e se existe algum tipo de filtragem da opinião do público por parte da empresa jornalística.
The internet and virtual social networks have completely transformed journalism and communication. Virtual social networks like Facebook are interactive, which gives readers the feeling of proximity and free participation in media contents. That being said, this dissertation aims to analyse the specific case of the Portuguese newspaper Público’s Facebook and its posts about Education during a chosen week of December 2016. This analysis will not only aim to study the amount of readers’ comments but also other reactions, aspects about the number of posts dedicated to Education and if there is any control or limit to the public opinion made by this media company.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JoanaBatistaFernandes_74150_MCCTI.pdf813,19 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.