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http://hdl.handle.net/10071/14760
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Milheiro, A. V. | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T10:22:07Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T10:22:07Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 1518-9554 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-10344 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/14760 | - |
dc.description.abstract | Existe uma proximidade entre a cultura moderna brasileira e Portugal, que pode ser identificada pelas influências sentidas na produção arquitectónica portuguesa. Genericamente, estas relações iniciaram-se com Brazil builds - Architecture new and old 1652-1942, que os portugueses conhecem desde meados da década de 1940, progredindo até à inauguração de Brasília que marca o declínio do interesse português na arquitectura do Brasil. As qualidades plásticas da arquitectura brasileira - consequência do uso e exploração das potencialidades do concreto armado - podem ser detectadas em alguns exemplos construídos em Portugal durante os anos cinquenta. A influência determinante de Oscar Niemeyer é a mais documentada. Um fenómeno semelhante estendeu-se aos antigos territórios coloniais africanos, onde Portugal manteve soberania até 1975. Aqui, todavia, o interesse na produção brasileira persistiu mais tempo se comparado com a metrópole. Tanto em Angola como em Moçambique assistiu-se a uma forte actividade construtiva durante as décadas de 1950-1960, prolongando-se até ao inicio dos anos setenta onde o recurso ao concreto armado se intensificou como prática dominante. Em alguns casos o seu uso traduziu-se em explorações plásticas originais. O exercício da arquitectura nos antigos territórios da África portuguesa beneficiava de alguma liberdade conceptual e, na generalidade, a qualidade do operariado não se diferenciava daquele que trabalhava no Portugal Ibérico. Dentro do contexto descrito serão aqui apresentados três casos de arquitectos com obra relevante em Angola e Moçambique, que construíram em concreto e, simultaneamente, tiveram ou manifestaram afinidades com a arquitectura brasileira do mesmo período. Em Angola, recorda-se o percurso de Francisco Castro Rodrigues, no Lobito entre 1953 e 1987, e de Fernão Lopes Simões de Carvalho, que permaneceu em Luanda de 1960 a 1967. Em Lourenço Marques (actual Maputo), encontrava-se Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes, conhecido por Pancho Guedes, que manteve uma actividade profissional entre 1951 e a data da independência da antiga colónia portuguesa, fixando-se em seguida na África do Sul. Tratando-se de uma área de investigação ainda pouco aprofundada, esta primeira aproximação apoia-se preferencialmente nos testemunhos destes três arquitectos, os primeiros, actualmente a viverem em Portugal e o último entre Lisboa e a África do Sul. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FAUUSP | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Concreto armado | por |
dc.subject | Arquitectura moderna na África portuguesa | por |
dc.subject | Arquitectura moderna no Brasil | por |
dc.title | Experiências em concreto armado na África portuguesa: influências do Brasil | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 56-79 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Pós - revista do programa de pós-graduação em arquitectura e urbanismo da FAUUSP | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 25 | por |
degois.publication.firstPage | 56 | por |
degois.publication.lastPage | 79 | por |
degois.publication.issue | 25 | por |
degois.publication.title | Pós - revista do programa de pós-graduação em arquitectura e urbanismo da FAUUSP | por |
dc.date.updated | 2017-12-14T10:21:35Z | - |
dc.identifier.doi | 10.11606/issn.2317-2762.v0i25p56-79 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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