Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14667
Autoria: Ferreira, Marta Sofia Prino
Orientação: Azevedo, Joana
Data: 2017
Título próprio: A programação para a infância no projeto Fábrica Das Artes do Centro Cultural de Belém
Referência bibliográfica: FERREIRA, Marta Sofia Prino - A programação para a infância no projeto Fábrica Das Artes do Centro Cultural de Belém [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14667>.
Palavras-chave: Gestão cultural
Estratégias
Programa cultural
Animação cultural
Recursos educativos
Infância
Centro cultural
Lisboa Portugal
Serviço educativo
Público Infanto-juvenil
Fábrica das artes
Cultural programming
Educational service
Young audiences
Resumo: A programação cultural para público infanto-juvenil tem vindo a ganhar destaque na agenda cultural dos centros urbanos e até em entidades artísticas de menor dimensão por todo o país, pela criação e desenvolvimento de projetos inovadores que se focam na oferta de criações artísticas de qualidade. A presente dissertação aborda o tema do trabalho desenvolvido pelos serviços educativos / projetos educativos / secções de programação para crianças e jovens no contexto do panorama cultural português, em específico a forma como desenham a sua programação e quais as linhas programáticas sobre as quais se debruçam. É efetuado um enquadramento acerca da retrospetiva dos serviços educativos e do papel do programador cultural em Portugal. O estudo de caso utilizado é o projeto educativo Fábrica das Artes no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde se afere a urgência em compreender as necessidades do público infanto-juvenil, que partilha questões comuns à dos adultos, sejam elas filosóficas, sobre a sociedade, a arte, o mundo, entre outras. Verifica-se também a necessidade da existência de projetos que unam pessoas de diferentes gerações para partilharem de uma mesma experiência cultural participativa.
Cultural programming, that has children and adolescents as their target-public, has been gaining a prominent position in the cultural agenda of the urban centres and even in other cultural entities with smallest dimension all over the country. This is due to the creation and development of innovative projects that focus on the offer of quality artistic creations. The present dissertation approaches the subject of the work developed by educational services / educational projects / programming sections for children and teenagers in the Portuguese cultural context, in specific the way they draw their programme and what are the programmatic lines they focus on. The dissertation includes a contextualization about the retrospective of cultural services and the role of the cultural programmer in Portugal. The study case is the educational project Fábrica das Artes in Centro Cultural de Belém, in Lisbon. The study case proves the urgencyin understanding the needs of young audiences because, in fact, they share common worries with adults, even if they are philosophical or about society, art or the world. The study case also shows the need of cultural projects that bring people from different generations together to share the same cultural and participative experience.
Designação do grau: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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