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http://hdl.handle.net/10071/14604
Autoria: | Ribeiro, Cláudia Martins |
Orientação: | Lage, Miguel Jorge da Cruz |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Why do consumers buy luxury shoes, bags and watches? A link between the need for luxury acessories and one’s self-concept |
Referência bibliográfica: | RIBEIRO, Cláudia Martins - Why do consumers buy luxury shoes, bags and watches? A link between the need for luxury acessories and one’s self-concept [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14604>. |
Palavras-chave: | Marketing de produtos Indústria de produtos de luxo Comportamento do consumidor Motivação do consumidor Autoconceito Luxury Accessories Motivations Self-concept Luxo Acessórios Motivações Autoconceito |
Resumo: | Luxury is an ever-emerging concept in today’s world, with more and more consumers
valuing the perks of luxury brands and products. Moreover, the demand for luxury accessories in
particular, appears to be on the rise, a tendency that seems to be justified by today’s trend
towards casual dressing, with consumers using luxury accessories to better complement and
improve their more casual, simplified looks.
Consequently, it is crucial to understand the motivations behind luxury accessories’
purchases, in order to better comprehend, target, and communicate with the individuals who
consume them. Thus, the aim of this dissertation is to understand the underlying motivations
behind the purchase of luxury shoes, bags, and watches, as well as to understand the way these
motivations relate with an individual’s self-concept. To accomplish this purpose, an exploratory
qualitative research was undertaken, where luxury accessories’ consumers were interviewed
regarding these topics. The results obtained demonstrated that the purchase of luxury accessories
is motivated by the symbolical value attached to these items, which consumers proceeded to use
either intrinsically, for self-fulfilment, or extrinsically, for self-expression. This reveals that the
main motivations for luxury accessories’ consumption are, indeed, related with the individuals’
self-concepts. Still, and even though the main motivations for luxury accessories’ consumption
are related with the symbolical value of these items, the consumers did attach a fair degree of
importance to the functional value these items provide, as ways to motivate and justify their
purchase. O luxo é um conceito emergente no mundo atual, com os consumidores a valorizarem cada vez mais as regalias das marcas e produtos de luxo. Ademais, a procura de acessórios de luxo em particular, aparenta estar a aumentar, um acontecimento que parece ser justificado pela tendência atual para uma vestimenta mais casual, com os consumidores a utilizarem acessórios de luxo como forma de melhor complementar e melhorar os seus looks algo mais simplificados e casuais. Consequentemente, é crucial compreender as motivações por detrás das compras de acessórios de luxo, de forma a melhor compreender e comunicar com os consumidores destes itens. Desta forma, o objetivo desta dissertação é a compreensão das motivações fundamentais por detrás da compra de malas, sapatos e relógios de luxo, assim como a compreensão da forma como estas motivações se relacionam com o autoconceito dos indivíduos. De forma a atingir este objetivo, um estudo qualitativo exploratório foi realizado, onde consumidores de acessórios de luxo foram entrevistados a respeito destes tópicos. Os resultados obtidos demonstraram que a compra de acessórios de luxo é motivada pelo valor simbólico atribuído a estes itens, que os consumidores utilizam, de forma intrínseca, para autorrealização, ou de forma extrínseca, para autoexpressão. Isto revela que as principais motivações para o consumo de acessórios de luxo estão, realmente, relacionadas com os autoconceitos dos indivíduos. Ainda assim, e embora as principais motivações para a compra de acessórios de luxo estejam relacionadas com o valor simbólico destes itens, os consumidores atribuem, deveras, alguma importância ao valor funcional que estes itens oferecem, como forma de motivação e justificação da sua compra. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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