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http://hdl.handle.net/10071/14600
Autoria: | Moschetta, Pedro Henrique |
Orientação: | Vieira, Jorge Samuel Pinto |
Data: | 2017 |
Título próprio: | O consumo de música na era do streaming: práticas de curadoria musical no Spotify |
Referência bibliográfica: | MOSCHETTA, Pedro Henrique - O consumo de música na era do streaming: práticas de curadoria musical no Spotify [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14600>. |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação Comunicação Música Divulgação Streaming Aplicação informática Streaming Playlists Curadoria Descoberta Music Curation Discovery |
Resumo: | O streaming permite o acesso sob demanda a um acervo gigantesco de músicas que ficam armazenadas
em um servidor remoto, não sendo necessário descarregar ou salvar os arquivos para o dispositivo. Por
muito tempo, o consumo de músicas esteve limitado ao que era vendido nas lojas ou promovido pelos
meios de comunicação em massa. Com a internet, a eliminação das barreiras físicas reduziu os custos
de acesso e distribuição, permitindo o consumo de itens menos populares, não deixando os ouvintes
limitados apenas aos hits. Neste contexto, a curadoria serve como uma forma de lidar com a abundância
e super acessibilidade dos serviços de streaming, que pode ser feita por humanos ou máquinas, através
do uso de algoritmos. Após uma pesquisa realizada com 20 utilizadores do Spotify no Brasil,
combinando entrevistas qualitativas com recolha de dados de utilização a partir de um serviço online de
automação - o IFTTT, os resultados mostram como a facilidade de acesso incentiva a descoberta de
novas músicas, tornando a experiência de consumo mais diversificada e fragmentada. As playlists são
frequentemente utilizadas como mecanismo de descoberta, coleção musical e construção identitária
entre os utilizadores do Spotify, sendo uma das principais mudanças fomentadas pelo streaming. O
estudo demonstra ainda que a curadoria algorítmica, apesar de ser constantemente aprimorada, ainda
não substitui a curadoria humana devido à sua maior previsibilidade e capacidade limitada de
compreender os gostos e expectativas dos ouvintes. Streaming allows on-demand access to an enormous collection of music stored in a remote server, not being necessary to download or save files to the device. For a long time, music consumption has been limited to the items sold in stores or advertised by mass media. With the internet, the elimination of physical barriers lowered access and distribution costs, allowing the consumption of less popular items, not limiting listeners to the hits. In this context, curation serves as a way of dealing with the abundance and over accessibility offered by streaming services, which can be done by humans or machines, through the use of algorithms and machine learning. After a research made with 20 Spotify users in Brazil, combining interviews with usage data collection by an automated online service - IFTTT, the results show how the ease of access encourages discovery of new music, turning the experience into a more diverse and fragmented consumption. Playlists are frequently used as a mean of discovery, collection and identity construction among Spotify users, being one of the major transformations fostered by streaming. The study also indicates algorithm curation, despite being constantly improved, still does not substitutes human curation because of its higher predictability and limited capacity of understanding users’ tastes and expectations. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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71399_DISSERTACAO.pdf | 853,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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