Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14600
Autoria: Moschetta, Pedro Henrique
Orientação: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Data: 2017
Título próprio: O consumo de música na era do streaming: práticas de curadoria musical no Spotify
Referência bibliográfica: MOSCHETTA, Pedro Henrique - O consumo de música na era do streaming: práticas de curadoria musical no Spotify [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14600>.
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Comunicação
Música
Divulgação
Streaming
Aplicação informática
Streaming
Playlists
Curadoria
Descoberta
Music
Curation
Discovery
Resumo: O streaming permite o acesso sob demanda a um acervo gigantesco de músicas que ficam armazenadas em um servidor remoto, não sendo necessário descarregar ou salvar os arquivos para o dispositivo. Por muito tempo, o consumo de músicas esteve limitado ao que era vendido nas lojas ou promovido pelos meios de comunicação em massa. Com a internet, a eliminação das barreiras físicas reduziu os custos de acesso e distribuição, permitindo o consumo de itens menos populares, não deixando os ouvintes limitados apenas aos hits. Neste contexto, a curadoria serve como uma forma de lidar com a abundância e super acessibilidade dos serviços de streaming, que pode ser feita por humanos ou máquinas, através do uso de algoritmos. Após uma pesquisa realizada com 20 utilizadores do Spotify no Brasil, combinando entrevistas qualitativas com recolha de dados de utilização a partir de um serviço online de automação - o IFTTT, os resultados mostram como a facilidade de acesso incentiva a descoberta de novas músicas, tornando a experiência de consumo mais diversificada e fragmentada. As playlists são frequentemente utilizadas como mecanismo de descoberta, coleção musical e construção identitária entre os utilizadores do Spotify, sendo uma das principais mudanças fomentadas pelo streaming. O estudo demonstra ainda que a curadoria algorítmica, apesar de ser constantemente aprimorada, ainda não substitui a curadoria humana devido à sua maior previsibilidade e capacidade limitada de compreender os gostos e expectativas dos ouvintes.
Streaming allows on-demand access to an enormous collection of music stored in a remote server, not being necessary to download or save files to the device. For a long time, music consumption has been limited to the items sold in stores or advertised by mass media. With the internet, the elimination of physical barriers lowered access and distribution costs, allowing the consumption of less popular items, not limiting listeners to the hits. In this context, curation serves as a way of dealing with the abundance and over accessibility offered by streaming services, which can be done by humans or machines, through the use of algorithms and machine learning. After a research made with 20 Spotify users in Brazil, combining interviews with usage data collection by an automated online service - IFTTT, the results show how the ease of access encourages discovery of new music, turning the experience into a more diverse and fragmented consumption. Playlists are frequently used as a mean of discovery, collection and identity construction among Spotify users, being one of the major transformations fostered by streaming. The study also indicates algorithm curation, despite being constantly improved, still does not substitutes human curation because of its higher predictability and limited capacity of understanding users’ tastes and expectations.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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