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http://hdl.handle.net/10071/14484
Autoria: | Laranjeiro, Ana Maria da Silva Costa |
Orientação: | Suleman, Fátima |
Data: | 6-Jul-2017 |
Título próprio: | A procura de competências e práticas de recursos humanos |
Referência bibliográfica: | Laranjeiro, A. M. S. C. (2016). A procura de competências e práticas de recursos humanos [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/14484 |
ISBN: | 978-989-8876-72-0 |
Palavras-chave: | Recursos humanos -- Human resources Desenvolvimento de competências -- Skills development Empregabilidade -- Employability Ensino superior -- Higher education Mercado de trabalho -- Labour market Job advertisements Graduates |
Resumo: | A expansão do ensino superior e o processo de Bolonha contribuíram para colocar na agenda política a empregabilidade dos graduados. Em Portugal, a par de um forte crescimento de graduados do ensino superior, cresceu igualmente o desemprego dessa mesma população. Inúmeras razões de natureza económica explicam esta situação. Todavia, o ensino superior tem sido criticado por não oferecer diplomados com competências adequadas ao mercado de trabalho. Esta pesquisa explora ofertas de emprego disponíveis online para identificar o tipo de competências requeridas pelos empregadores aos candidatos ao emprego.
A recolha decorreu entre janeiro e outubro de 2015 e foram analisados 813 anúncios de emprego para graduados do ensino superior. Os resultados apontam para uma diversidade de competências discriminadas nos anúncios. Foram identificadas 236 competências diferentes, as quais foram agrupadas em 23 categorias para um melhor tratamento da informação. A informação contida nos anúncios remete ainda para outras dimensões do recrutamento que foram analisadas.
A análise realizada sugere que as empresas divulgam os seus requisitos para eventualmente atrair candidatos ajustados. Podem igualmente fazê-lo para informar as instituições do ensino superior sobre as competências que poderão aumentar a empregabilidade dos graduados. Esperam eventualmente uma reconfiguração dos programas e metodologias pedagógicas que satisfaçam os seus requisitos. The expansion of higher education and the Bologna process have contributed to place graduate employability in the political agenda. In Portugal, along with a strong growth of higher education graduates, the unemployment of this same population also increased. Numerous reasons of an economic nature explain this situation. However, higher education has been criticized for not offering graduates with skills appropriate to the labor market. This research explores job vacancies available online to identify the type of skills required by the employers to the job candidates. Data gathering took place between January and October of 2015 and 813 job offers for graduates were analyzed. The results point towards a diversity of skills differentiated in the job advertisements. 236 different skills were identified, which were grouped into 23 categories for a better data treatment. The information contained in the advertisements refer also to other dimensions of recruitment, which were analyzed. The analysis suggests that companies divulge their requirements to eventually attract adjusted candidates. They can also, do so in order inform higher education institutions about the skills that may increase the employability of the graduates. They hope to an eventually reconfiguration of the programmes and pedagogical methodologies which satisfy their requirements. |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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phd_ana_silva_laranjeiro.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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