Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14427
Autoria: Ramos, Ana Catarina da Silva
Orientação: Silva, Maria Gabriela
Almeida, João
Data: 22-Mar-2017
Título próprio: The relation between resistance to change and creativity: the mediating effect of participation and work engagement in a portuguese business context
Referência bibliográfica: RAMOS, Ana Catarina da Silva - The relation between resistance to change and creativity: the mediating effect of participation and work engagement in a portuguese business context [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14427>.
Palavras-chave: Resistance to change
Creativity
Participation
Work engagement
Gestão de recursos humanos
Movimentos de resistência
Mudança organizacional
Mediação
Criatividade
Participação dos trabalhadores
Resumo: This study aims to understand the relation between resistance to change and creativity in a changing context of the Portuguese business setting. Resistance to change is represented in by four dimensions that together assess the level of resistance: routine seeking, emotional reaction, short-term focus and cognitive rigidity. The main goal of this research is to comprehend if that relation exists and how it is affected by mediators such as participation and work engagement. To test this, an office redesign project of a real company from the Portuguese financing market was used. Their employees cooperated with this study contributing to the conclusions presented further on. According to the analysis done on this study, the findings indicate that participation was not found to mediate the relation between resistance to change and creativity even though it was proved to be related to creativity. On the other hand, work engagement was found to mediate that same relation while also being related to creativity.
Este estudo pretende investigar a relação entre a resistência à mudança e a criatividade num contexto de mudança do mercado português. A resistência à mudança é representada por quatro dimensões que a juntas a caracterizam: procura de rotina, reação emocional, foco de curto-prazo e rigidez cognitiva. O principal objetivo desta investigação é compreender se aquela relação de facto existe e como é que esta é influenciada por mediadores como a participação e o compromisso com a empresa. Para testar isto, foi utilizado um projeto de redesenho físico do escritório de uma empresa real do mercado financeiro Português. Os empregados dessa mesma empresa colaboraram neste estudo contribuindo para as conclusões apresentadas mais à frente. De acordo com a análise deste estudo, as conclusões indicam que a participação não se verificou como mediadora da relação entre a resistência à mudança e a criatividade apesar de estar relacionada com a criatividade. Por outro lado, o compromisso com a empresa verificou-se como sendo um mediador da relação entre a resistência à mudança e a criatividade ao mesmo tempo que está relacionado com a criatividade.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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