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dc.contributor.advisorSilva, Maria Gabriela-
dc.contributor.advisorAlmeida, João-
dc.contributor.authorRamos, Ana Catarina da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-20T12:09:18Z-
dc.date.available2017-09-20T12:09:18Z-
dc.date.issued2017-03-22-
dc.date.submitted2017-02-
dc.identifier.citationRAMOS, Ana Catarina da Silva - The relation between resistance to change and creativity: the mediating effect of participation and work engagement in a portuguese business context [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14427>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14427-
dc.description.abstractThis study aims to understand the relation between resistance to change and creativity in a changing context of the Portuguese business setting. Resistance to change is represented in by four dimensions that together assess the level of resistance: routine seeking, emotional reaction, short-term focus and cognitive rigidity. The main goal of this research is to comprehend if that relation exists and how it is affected by mediators such as participation and work engagement. To test this, an office redesign project of a real company from the Portuguese financing market was used. Their employees cooperated with this study contributing to the conclusions presented further on. According to the analysis done on this study, the findings indicate that participation was not found to mediate the relation between resistance to change and creativity even though it was proved to be related to creativity. On the other hand, work engagement was found to mediate that same relation while also being related to creativity.por
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar a relação entre a resistência à mudança e a criatividade num contexto de mudança do mercado português. A resistência à mudança é representada por quatro dimensões que a juntas a caracterizam: procura de rotina, reação emocional, foco de curto-prazo e rigidez cognitiva. O principal objetivo desta investigação é compreender se aquela relação de facto existe e como é que esta é influenciada por mediadores como a participação e o compromisso com a empresa. Para testar isto, foi utilizado um projeto de redesenho físico do escritório de uma empresa real do mercado financeiro Português. Os empregados dessa mesma empresa colaboraram neste estudo contribuindo para as conclusões apresentadas mais à frente. De acordo com a análise deste estudo, as conclusões indicam que a participação não se verificou como mediadora da relação entre a resistência à mudança e a criatividade apesar de estar relacionada com a criatividade. Por outro lado, o compromisso com a empresa verificou-se como sendo um mediador da relação entre a resistência à mudança e a criatividade ao mesmo tempo que está relacionado com a criatividade.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResistance to changepor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectParticipationpor
dc.subjectWork engagementpor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectMovimentos de resistênciapor
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectParticipação dos trabalhadorespor
dc.titleThe relation between resistance to change and creativity: the mediating effect of participation and work engagement in a portuguese business contextpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201672286por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospor
dc.date.embargo2019-09-20-
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