Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14300
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, P. C.-
dc.date.accessioned2017-08-30T14:38:30Z-
dc.date.available2017-08-30T14:38:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-21767-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14300-
dc.description.abstractProblematizamos neste artigo, em termos sociológicos, numa abordagem próxima da metodologia do processo-produto, em que medida certas características fundamentais do professor condicionam as estratégias de estudo dos seus alunos e os resultados alcançados em ciências. Trabalhámos com uma amostra, de vinte e quatro professores e 651 dos seus alunos, representativa das escolas do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os níveis relacionais que os professores estabelecem com os seus alunos são fundamentais para perceber os seus resultados, correspondendo os melhores níveis relacionais das turmas com o professor, tendencialmente, aos resultados mais profícuos por parte dos alunos. A dimensão relacional contudo, é insuficiente para definir uma prática pedagógica eficaz, sendo muito importante, a ponto de constituir-se como uma pré-condição, a dimensão disciplinar ou normativa. Garantidos este contexto relacional e normativo, destacam-se os debates em sala de aula, com ampla participação dos alunos, como um outro elemento fundamental a referir no âmbito da eficácia do professor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem em ciênciaspor
dc.subjectEstratégias de estudopor
dc.subjectEficácia do professorpor
dc.titleUma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciênciaspor
dc.typearticleen_US
dc.pagination35-71por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.21814/rpe.3040por
dc.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume24por
dc.number1por
degois.publication.firstPage35por
degois.publication.lastPage71por
degois.publication.issue1por
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Educaçãopor
dc.date.updated2017-08-30T14:37:10Z-
dc.identifier.doi10.21814/rpe.3040-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3040-7108-1-SM.pdf760,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.