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http://hdl.handle.net/10071/14228
Autoria: | Carvalho, L. R. Mouro, C. António, J. Monteiro, M. |
Data: | 2002 |
Título próprio: | Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
Volume: | 16 |
Número: | 2 |
Paginação: | 325-350 |
ISSN: | 0874-2049 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.17575/rpsicol.v16i2.483 |
Resumo: | Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das repostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multiculturas, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Crenças dos educadores sobre infância.pdf | 7,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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