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http://hdl.handle.net/10071/14190
Author(s): | Mota, Maria Isabel Mendes de Brito |
Advisor: | Ramos, Rosária Maria Pereira |
Date: | 12-Dec-2016 |
Title: | Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF |
Reference: | MOTA, Maria Isabel Mendes de Brito - Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14190>. |
Keywords: | Avaliação Eficácia Formação profissional Modelos de avaliação Aprendizagem Estudo de casos Trabalho de projeto Evaluation of training Training effectiveness Assessment of learning Training transfer |
Abstract: | Num mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos
trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto,
a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da
organização.
Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos
de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes
adquiridos para o posto de trabalho.
Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens
das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por
questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas,
avaliando cada um dos ex-formandos.
Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como
muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto
de trabalho.
Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência
das aprendizagens nesta organização. In an increasingly competitive market, the development of employees’ technical skills is an important factor for the growth of companies/enterprises. In this context, training assumes a key role in achieving the strategic objectives of the organization. In order to achieve these objectives, it is important to assess the employees’ training, not only in what knowledge is concerned, but also how it can be put into practice on a daily basis. Accordingly, it is intended with this case study, to assess the transfer of learning from the various academies, given to newly admitted in ROFF. Applied a questionnaire to the heads of former graduates of the academies, having obtained 183 responses, assessing each of the former students. The results of this study showed that the heads perceive as very positive the transfer of learning from former graduates of the academies for the job. In this analysis, we present suggestions for improving the transfer of learning assessment system in this organization. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE TERCEIRO NÍVEL.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | View/Open |
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