Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/14165
acessibilidade
Title: PALOP e Timor-Leste: espaço para a qualificação, oportunidade para a coesão social
Authors: Capucha, L.
Keywords: Pobreza
Qualificações
Competências
Cooperação
Issue Date: 2012
Publisher: Sociedade Angolana de Sociologia
Abstract: A pobreza é um dos principais problemas com que se defrontam as sociedades contemporâneas. Num quadro de globalização marcado pela acentuação das desigualdades sociais e de concentração da riqueza, o combate à pobreza passa por um lado pela criação de oportunidades, fruto do crescimento sustentado e rico em emprego e de políticas de redistribuição, e por outro lado pela capacitação das pessoas. É nesta questão que o artigo se centra, apresentando um modelo para o desenvolvimento de sistemas nacionais de qualificação nos PALOP e em Timor-Leste que promova as competências das pessoas, condição necessária do crescimento económico, da democracia política e da coesão social. Procura-se por fim, de forma genérica, assinalar os progressos em curso face ao desenvolvimento desses sistemas, bem como os aspectos mais críticos, como contributo para a cooperação na área da educação e da formação.
Peer reviewed: yes
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-11506
http://hdl.handle.net/10071/14165
DOI: 10.4000/ras.463
ISSN: 1646-9860
Publisher version: The definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.4000/ras.463
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
PALOP e Timor-Leste_ espaço para a qualificação, oportunidade para a coesão social.pdf321.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.