Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14137
Author(s): Silva, Franklin Joaquim das Chagas e
Advisor: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Date: 19-Dec-2016
Title: Portugal - India, relação comercial e IDE
Reference: SILVA, Franklin Joaquim das Chagas e - Portugal - India, relação comercial e IDE [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14137>.
Keywords: Gestão internacional
Comércio internacional
Investimento direto estrangeiro
Desenvolvimento económico
Política pública
Portugal
Índia
Internationalization
Trade
Export promotion
Foreign direct investment
Promotion
Agencies investment
Public policies promoting the internationalization
Abstract: É consensual que um dos drivers do crescimento nacional seja pela via da internacionalização, trocas comerciais e IDE. Contudo e apesar de aceite a relevância e até a prioridade do eixo estratégico de crescimento por via da internacionalização, constata-se, por vezes, que a eficácia do processo de internacionalização das empresas nacionais, é manifestamente insuficiente. Importará por isso investigar as razões explicativas e sobretudo identificar uma proposta de ação que, de alguma forma, melhore a intervenção dos Stakeholders ao nível do ambiente de negócios e com isso, melhore a performance de Portugal no seu processo de internacionalização. Para o efeito foi utilizado o caso da relação Portugal – Índia em termos de trocas comerciais e IDE. Após a aplicação de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada bem como feito pesquisa documental suportada em investigações mais recentes, concluiu-se pela influência das dimensões e respetivas variáveis de contexto no processo de internacionalização das empresas nacionais. Razão porque é proposto um Plano de Ação que, de alguma forma, melhore a intervenção dos Stakeholders ao nível do ambiente de negócios da internacionalização e com isso, melhore a performance de Portugal no seu processo de internacionalização.
From an economic point of view, there is consensus that the national growth driver has to be done through the internationalization, either by trade or by the FDI. However, and despite accepted relevance and priority of the strategic area for growth through internationalization, at times we find that the country's internationalization process towards some markets, is clearly insufficient. It is therefore necessary to investigate the explanatory reasons and above all identify and propose an action plan which in some way, can improve the involvement of Stakeholders to the business environment level and thereby improve the performance of Portugal in its internationalization process. With this purpose it was used the case of the relationship between Portugal - India in terms of trade and FDI exchanges. The application of the questionnaire survey, the interview survey and recent investigation, allowed us to conclude that there is an influence of the dimensions context variables in the internationalization process of the Portuguese companies. Thus, an Action Plan is proposed, which, in some way, can improve the involvement of Stakeholders at the level of the international business environment and thereby improve the performance of Portugal`s internationalization process.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 12 19 - Dissertação - Franklin Chagas_vf.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.