Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14041
Author(s): Carvalho, R.
Pereira, I.
Esperança, J.
Date: 2012
Title: O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas
Volume: 17
Pages: 9-29
ISSN: 0873-7444
Keywords: Internacionalização
Parcerias
Conhecimento
Autorregulação
Abstract: Este estudo analisa os determinantes da formação de parcerias em processos de internacionalização, em particular para mercados emergentes. O estudo confirma um impacto positivo da procura de competências no processo de formação de parcerias. Ficou também demonstrado que o estabelecimento de parcerias está negativamente relacionado com o grau de aprendizagem resultante dos processos de investimento direto estrangeiro. O estudo permite, também, confirmar que o estabelecimento de parcerias é maior em mercados emergentes, assim como o estabelecimento de parcerias é maior quando o potencial parceiro é uma empresa sediada no país de destino. Finalmente, o estudo confirma o impacto positivo e estatisticamente significativo do estabelecimento de parcerias quando a capacidade de decisão (maioria do capital social) é assegurada pela empresa multinacional.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas.pdf966,9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.